Home » Design e Arquitetura » Furos horizontais em lajes nervuradas – estética unida à praticidade

Furos horizontais em lajes nervuradas – estética unida à praticidade


Uma das principais vantagens de executar projetos com lajes nervuradas é a extrema versatilidade que o tipo de estrutura oferece. Ao mesmo tempo em que as obras se tornam mais econômicas, práticas e rápidas, as nervuras podem ser exploradas esteticamente de diferentes formas, como o alisamento do teto, aproveitar o concreto aparente e uma solução ainda mais criativa: os furos horizontais nas lajes nervuradas.

E isso poderá impactar também no consumo do concreto, com a vantagem de que a parte do material retirada pelos furos não cumpre função de tração.

A solução desenvolvida pela Atex para realizar furos horizontais nas lajes é o Tubex.

Molde para furos horizontais Tubex

O sistema funciona de forma muito simples. Basta encaixar os moldes dos furos entre as fôrmas de polipropileno montagem da obra. É importante lembrar de aplicar o desmoldante também nas superfícies do Tubex para garantir facilidade na desforma.

Ainda mais economia

A economia adicional à obra gerada pelo Tubex pode chegar a até 11% da quantidade de concreto utilizada em um sistema de laje nervurada. Comparada a uma laje maciça tradicional, a combinação do Tubex nas nervuras pode chegar a 55% de economia no material.

O sistema também simplifica a instalação das estruturas de habitação do empreendimento – como dutos de ventilação, tubos hidráulicos e passagens elétricas. Tudo isso passando pela nervura da laje!

Estética

Utilizar os furos horizontais do Tubex para a passagem de instalações não só traz mais praticidade à estrutura, mas também tem um dá um aspecto único ao ambiente.

Muitos projetos em lajes nervuradas escolhem instalar o sistema de iluminação e outras estruturas essenciais do edifício de forma rente às nervuras.

Instalações rentes às lajes nervuradas

Instalações rentes às lajes nervuradas

Com o Tubex e a passagem pelo meio das nervuras, arquitetos e designers de interiores tem uma nova opção para organizar esses pontos funcionais.

É uma opção estética que oferece uma nova composição de ambiente, misturando diferentes tendências.

Assim, é possível dar ao estilo INC, que valoriza a exposição da estrutura aparente, uma aparência mais clean que remete à alta tecnologia.

Furos horizontais Tubex

Instalação de furos horizontais

Com o recuo das instalações para o interior das fôrmas, os pavimentos se beneficiam de um pé direito mais livre e de melhor desempenho acústico. Com esse maior controle da estrutura, pode-se escolher por pé direitos menores ou maiores e, no caso de um menor, o projeto pode se beneficiar de mais pavimentos dessa forma.

Sustentabilidade

A redução no uso do concreto com as lajes nervuradas que contam com a inclusão dos furos via Tubex também gera um menor impacto ambiental. Já falamos aqui no blog que o concreto é o segundo material mais usado no mundo, atrás apenas da água.

Com a economia, temos um menor gasto de cimento e da própria água, integrantes primordiais da mistura do concreto.

Facilidade de implantação

Já comentamos da facilidade da montagem da estrutura de lajes nervuradas e como isso pouco muda com a inclusão dos moldes do Tubex.

Agora falta só mostrar como é simples a retirada. O vídeo abaixo diz mais que mil palavras. Confira!

Se tiver alguma dúvida sobre o uso do Tubex para o seu próximo projeto, é só falar com nossa equipe de consultores. Será um prazer te atender.

Você pode entrar em contato pelo nosso site, pelas nossas redes sociais ou falar com nossos consultores pelo 0800 979 36 11.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.