Home » Design e Arquitetura » Laje nervurada pelo mundo: Wine Ayutthaya

Laje nervurada pelo mundo: Wine Ayutthaya


Após bons passeios por Europa e América do Norte, pegamos um voo para o sudeste asiático para conhecer mais um projeto interessante que usa a estrutura de lajes nervuradas. Assim, chegamos na província de Phra Nakhon Si Ayutthaya, antiga capital da Tailândia. Mais precisamente nas margens do rio Chao Phraya, a 85 km a norte da atual capital Bangkok, está a Wine Ayutthaya, um bar com arquitetura e design de interior incríveis.

Laje nervurada pelo mundo Wine Ayutthaya

Confira mais!

Conhecendo o projeto

O projeto do Wine Ayutthaya foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Bangkok Project Studio. O local foi criado para com foco nos entusiastas do vinho que querem conhecer uma das regiões mais tradicionais da Tailândia.

Laje nervurada pelo mundo Wine Ayutthaya

O prédio bebe direto de influências da arquitetura tradicional local, na qual predominam as casas de madeira. A estrutura é majoritariamente feita de madeira compensada com reforços de aço. E dessa forma, a adega se camufla com a floresta.

O desenho externo e interno mostra paredes e estruturas nervuradas vazadas. Toda a superfície lateral do edifício é vazada, com camadas de plástico PVC sendo a única cobertura usada para protegê-la.

Essa estrutura faz com o ambiente da adega seja permeado por luz que adentra de todas as direções, criando diferentes sensações de profundidade e propiciando a circulação de ar que favorece a apreciação dos aromas dos vinhos e do cheiro das madeiras.

Laje nervurada pelo mundo Wine Ayutthaya

Por dentro, o bar conta com cinco escadas espirais que levam aos quatro mezaninos disponíveis. Cada um tem uma altura diferente, o que oferece uma nova experiência de visualização do rio Chao Phraya.

Um olhar alternativo para as lajes nervuradas

O Wine Ayutthaya é uma construção no mínimo inusitada. Sem paredes completamente preenchidas, com apenas o pavimento térreo e os quatro mezaninos, temos uma construção alternativa, sem concreto, baseada no grid de madeira nervurado e vazado com reforços de aço.

Laje nervurada pelo mundo Wine Ayutthaya

E é justamente esse grid que mostra a clara influência da estrutura de laje nervurada na adega. Com 9 metros de altura e 11 metros nas laterais, ela se sustenta basicamente como um único pavimento, com grande vão vencido.

A sustentação é praticamente toda feita na estrutura das paredes externas. O fato da estrutura ser nervurada, o que é percebido na parte inferior dos mezaninos, pôde diminuir o peso final e permitiu a execução da obra do Bangkok Project Studio.

Laje nervurada pelo mundo Wine Ayutthaya

O formato em espiral das escadas serviu não somente como elemento de design, mas também opera como sustentação dos mezaninos.

“O prédio foi construído para se tornar uma atração turística com a esperança de estimular a economia das comunidades locais próximas a este patrimônio mundial, que foi a capital da Tailândia 400 anos atrás”, destacou Boonserm Premthada, arquiteto chefe do Bangkok Project Studio.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.