Home » Design e Arquitetura » Tendências na arquitetura: exemplos de ambientes incríveis com laje nervurada

Tendências na arquitetura: exemplos de ambientes incríveis com laje nervurada


A arquitetura e o design de ambiente estão constantemente em busca de novos elementos para criar ambientes modernos, criativos e que convergem praticidade com conforto.

Por muito tempo, construtoras aproveitavam as lajes nervuradas para ambientes que necessitam de vãos maiores, mas sem necessidade de um acabamento mais rebuscasdo. Como resultado, o uso da tecnologia ficou comum em estacionamentos de empreendimentos comerciais, por exemplo.

Contudo, isso mudou nos últimos anos. Uma das tendências da arquitetura contemporânea é de valorizar a estrutura base da construção civil e utilizar elementos específicos como ponto chave na concepção de novos espaços.

Assim, o que era voltado para ambientes simples em busca do melhor custo-benefício passou a marcar presença de escritórios e lojas comerciais a até imóveis residenciais. Hoje é possível perceber empreendimentos de todo o tipo que usam laje nervurada como ponto chave de arquitetura interna, podendo citar academias, livrarias e locais que notoriamente valorizam a estética, como escritórios de design, empresas de tecnologia e galerias de arte.

Tendência vem de Nova York

Essa tendência é de um estilo criado em Nova York, com o chamado design industrial. O conceito foi concebido com a utilização de galpões para escritórios, estúdios ou residências. Assim, elementos de construção começaram a ser explorados na decoração dos novos empreendimentos.

Veja como as lajes nervuradas podem ajudar a compor um ambiente incrível e inspire-se para seu próximo projeto!

Sala de TV

laje nervurada na sala de TV

A laje nervurada aparente se comunica bem com as opções de mobília utilizadas na sala. As nervuras na própria coloração do concreto, junto ao móvel com estrutura de madeira, criaram um ambiente que combina ares rústicos e modernos.

Abaixo das lajes nervuradas foi instalada a estrutura metálica para passagem de fiação da iluminação. Essa exposição contribui com a valorização da estrutura, talvez o principal conceito do design e na arquitetura para a utilização das lajes nervuradas de forma aparente.

Sala de estar

Laje nervurada na sala de estar

Mais uma vez, vemos a inspiração no design industrial. As lajes nervuradas associadas à fiação aparente da iluminação mais uma vez dão o tom contemporâneo, intimista e de conforto ao ambiente.

A coloração do piso converge com o tom do concreto e os móveis de tipo vintage, que valorizam o pé-direito alto típico dos projetos que usam as lajes nervuradas.

Kitnets e Lofts

Laje nervurada em Kitnets e Lofts

Como falamos no exemplo anterior, projetos com lajes nervuradas normalmente dispõem de pés-direitos altos. Assim, em apartamentos menores como kitnets, studios e lofts, móveis mais altos podem ser uma ótima forma para otimizar o uso do espaço.

O painel de parede e a própria estante alta de livros são responsáveis por realizar a divisão do ambiente. Os tons claros dos móveis, parede e das lajes geram um ambiente confortável e limpo.

Ambientes abertos

Laje Nervurada em ambientes abertos

A laje nervurada é um ótimo elemento para gerar leveza e frescor a um ambiente. Em forro cobrindo a laje, o pé-direito fica ainda maior, aumento a circulação de ar. O piso de cerâmica – em parceria com a laje – torna a sala mais claro, além de ajudar a refletir as cores do jardim.

Móveis em madeira e estantes que aproveitam da estrutura base de concreto ajudam ao clima de tranquilidade e descanso do ambiente.

Cozinha americana

Laje nervurada na cozinha

Com os apartamentos ficando cada vez menores nas grandes cidades, otimizar o espaço se tornou essencial. Assim, as cozinhas de estilo americano se tornaram tendência. No exemplo, as lajes nervuradas têm com pintura branca e compõe bem o ambiente com os eletrodomésticos em aço escovado.

O principal contraste é a bancada com madeira em coloração mais escura. O resultado é um ambiente leve e aconchegante para fazer as refeições.


Está pensando em utilizar lajes nervuradas no seu próximo projeto? Então conheça as soluções da Atex. São 92 opções de fôrmas para laje nervurada para garantir modernidade e custo-benefício para seu empreendimento. Acesse nosso site!

admin
Sobre o autor

E ai, o que você achou?

Deixe o seu comentário!