Home » Laje » Apresentando as fôrmas para Laje Atex

Apresentando as fôrmas para Laje Atex


122 opções da melhor tecnologia em lajes no Brasil

Já são mais de 26 anos de tradição em inovar. A Atex tem como principal força motriz de sua atuação oferecer as melhores soluções em lajes para a construção civil brasileira.

Com foco em tornar obras mais eficientes, ágeis, organizadas e ambientalmente sustentáveis, conquistamos o reconhecimento do mercado com nossa experiência e versatilidade para atender a diferentes projetos.

Nossa cartela de opções em fôrmas já soma 122 modelos utilizados em execuções de lajes nervuradas e maciças. Elas são fabricadas nas próprias unidades da Atex com polipropileno de alta capacidade, garantindo fôrmas resistentes que podem ser usadas repetidas vezes em diferentes projetos. As fôrmas da Atex são autoportantes, isto é, dispensam o uso de compensado de madeira. Tudo isso torna todo o processo mais sustentável.

Fáceis de instalar, melhor custo-benefício, execução de vãos maiores e um projeto muito mais eficiente. Conheças as fôrmas Atex:

Fôrmas para Laje Nervurada

A história da Atex se confunde com a história da laje nervurada no Brasil. A empresa começou a fornecê-las em 1991, pioneira no Brasil.

As fôrmas para Laje Nervurada da Atex moldam nervuras espaçadas entre eixos de 30 a 112,5cm com larguras mínimas de 6 a 16cm e alturas de 15 a 42,5cm. Assim, atende-se a diversos tipos de projetos, com vãos menores até os de maior envergadura.

Elas são projetadas com as melhores resinas termoplásticas com acompanhamento de rigorosos critérios de qualidade para suportar grandes esforços durante a execução das lajes, desde a montagem à cura do concreto.

A Atex oferece fôrmas para lajes nervuradas unidirecional e bidirecionais.

Unidirecional

Fôrma para laje nervurada unidirecional

As fôrmas unidirecionais moldam nervuras para apenas uma direção. Assim, a laje é adequada para a relação vão menor e vão maior menos que meio – considere o cálculo matemático vão maior/ vão menor < 0,5.

Com a utilização de Anuladores de nervuras pode-se ter nervuras secundárias posicionadas onde forem necessárias.

Essas fôrmas geram boa resistência com redução de gasto em aço e concreto, gerando uma estrutura mais leve, com menor incidência de carga na estrutura e fundações.

Conheça nossas fôrmas para Laje Nervurada Unidirecional

Bidirecional

Fôrma para laje nervurada bidirecional

Nos modelos bidirecionais, as fôrmas moldam nervuras ortogonais, com larguras iguais nas duas direções. Assim, tem-se uma laje nervurada com a relação entre vão menor e vão maior compreendida entre 0,5 e 1,0 – considerando o valor 0,5 ≤ vão menor/vão maior ≤ 1,0.

Na laje bidirecional, as cargas são distribuídas entre as nervuras das duas direções, otimizando o desempenho do modelo.

Assim, esses modelos de laje economizam concreto e aço, gerando uma carga menor na estrutura da edificação, permitindo vencer vãos maiores, com menor consumo de escoramentos e maior agilidade na execução das lajes, da montagem à cura do concreto.

O processo é de fácil manuseio e transporte e, pela qualidade das fôrmas Atex, não há perda de peças.

Conheça nossas fôrmas para Laje Nervurada Bidirecional

Laje Maciça

Além das soluções em laje nervurada, a Atex também está atenta às demandas por serviços em laje maciça com o Sistema Planex. Recomendamos o uso desse tipo de estrutura para lajes com espessura de até 10 cm.

O Planex é a solução em laje maciça que a Atex oferece para otimização do processo de execução de lajes planas. Com ele, é possível reduzir os ciclos de concretagem utilizando apenas um jogo de fôrmas, proporcionando redução de mão de obra, ciclo e materiais, com uma sensível queda de custos.

Ele permite substituir o uso do compensado de madeira na concretagem das lajes maciças por fôrmas plásticas da Atex. O Planex é apoiado diretamente sobre barrotes da mesma maneira que o compensado, eliminando ao máximo a madeira de suporte em cada vão.

 

As fôrmas do Planex são fabricadas em plástico de alto desempenho com dimensões de 60 cm x 60 cm, que podem ser ligadas em sequência via módulos múltiplos de 60cm.

Com o Planex, é possível reduzir em até 85% o uso de madeira nas lajes, reduz-se o descarte de material, o uso de energia e de emissões de CO2. O material da fôrma é de alta resistência, suportando o estresse das obras, contato com água, podendo ser reutilizado. As fôrmas são ergonômicas e de fácil instalação, não necessitando de mão-de-obra especializada.

Conheça o Sistema Planex para laje maciça lisa

Planex com Design

Nos últimos anos, a laje nervurada tem sido utilizada como elemento de design de projetos que abordam uma estética mais industrial.

Assim, a Atex desenvolveu uma variação de fôrmas maciças com acabamento diferenciado. O Planex com Design foi concebido para moldar diferentes desenhos e texturas no concreto, o que pode ser usado para diferentes fins do novo ambiente, seja ele moderno, inovador ou acolhedor.

O processo de construção é o mesmo utilizado da laje Planex. A Atex oferece 3 tipos de fôrmas especiais para moldagem de concreto com design:

Planex Wood

O concreto é moldado com uma textura que se assemelha à madeira. Pode-se pintar o concreto acabado de uma cor amadeirada para deixar o ambiente mais aconchegante.

Planex Circle

O concreto é moldado com desenhos circulares que possuem uma textura especial e um relevo para enfatizar o desenho.

Planex Fibonacci

Desenhos de retângulos sobrepostos proporcionais à sequência de Fibonacci marcam o concreto. A chamada Sequência de Ouro aparece em configurações biológicas da natureza como o rosto, corpo e mãos e também em grandes obras tais como: Partenon, Pirâmides do Egito e até mesmo na Mona Lisa.

Pelo fato do desenho não ser simétrico, montagem das fôrmas Planex Fibonacci faz com que cada laje possua um desenho de único.

Conheça a Laje com Design do Sistema Planex

Quer conhecer um pouco mais sobre nossas soluções? Converse com nossos consultores e deixe seus projetos ainda mais incríveis.

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRÁTIS

admin
Sobre o autor

E ai, o que você achou?

Deixe o seu comentário!