Home » Laje » Como tornar sua obra mais rápida

Como tornar sua obra mais rápida


Mais do que propor soluções para a execução de lajes, nosso trabalho visa oferecer a melhor opção para tornar diferentes projetos mais eficientes, com processos mais rápidos, simples e econômicos. E com esse foco, surgiu a ideia deste conteúdo: como tornar a sua obra mais ágil por meio dos melhores procedimentos para lajes.

Um processo de execução mais rápido pode fazer com que sua obra tenha custos menores. As lajes fabricadas in loco, modelo produtivo mais usado no Brasil, podem ser realizadas de formas que garantem mais agilidade no projeto.

Acompanhe com a gente as dicas a seguir e garanta obras mais rápidas e eficientes.

Redução no concreto

O concreto é o material mais utilizado na construção civil e o segundo mais utilizado pelo homem depois da água. A aplicação e cura do concreto são projetos relativamente demorados. Se a quantidade do material é reduzida, esse tempo também diminui.

Projetos que utilizam lajes nervuradas, moldadas in loco na obra, podem ter redução significativa no uso do concreto. Dependendo da fôrma utilizada e no tipo de estrutura escolhida, a economia do material pode atingir a faixa de 40% em relação às lajes maciças convencionais.

Facilidade na montagem

Mais um ponto que pode agilizar de forma relevante as obras é a facilidade do preparo da estrutura.

Apesar de ser um modelo relativamente recente no Brasil, a execução de lajes nervuradas é um método simples, que dispensa mão de obra especializada.

Como tornar obras mais rápidas 01

A Atex do Brasil disponibiliza consultoria técnica para todos os clientes apresentando o uso correto das fôrmas para laje maciça e nervurada.

As fôrmas para laje nervurada com melhor acabamento do mercado são autoportantes, não necessitando de compensado de madeira, sendo encaixadas diretamente sobre as Réguas Lineares de aço.

Já os moldes mais modernos para lajes maciças contam com travas de simples instalação.  Isso agiliza e facilita o processo da montagem pois reduz em 90% o serviço de carpintaria, garantindo melhor ambiente de obra e menor incidência de erros.

Desenforma do concreto

A desenforma é um processo muitas vezes subestimado, mas tem importância similar às da montagem e da cura do concreto.

Feita de forma errada pode causar danos à estrutura, danificar as fôrmas utilizadas e, o principal foco desse artigo, tornar o processo muito mais lento que o necessário.

Mas há algumas dicas para tornar essa etapa muito mais rápida – como abordamos mais detalhadamente neste outro post.

Como tornar obras mais rápidas 02

O imprescindível utilizar um agente desmoldante adequado diretamente nas fôrmas, antes da concretagem. Assim, elas descolarão com muito mais facilidade da laje após o fim da cura do concreto.

Isso faz com que a retirada de uma (das muitas) fôrmas seja realizada em poucos segundos, impedindo que uma tarefa repetitiva se torne irritante para a equipe e consuma um tempo muito maior que o necessário.

Vãos livres e menos pilares

Um aspecto natural de estruturas executadas com lajes nervuradas também pode levar a agilidade da obra: o vencimento de vãos livres.

Como tornar obras mais rápidas 03

Como as obras desse tipo são muito mais leves pela redução do material usado, é possível criar vãos livres maiores.

Assim o ambiente fica mais espaçoso, com menor necessidade de pilares de sustentação. Consequentemente, tem-se uma obra mais leve, de fundação mais simples, rápida e barata. Toda a estrutura e a obra como um todo é beneficiada com o uso de lajes nervuradas no projeto.


Essas foram algumas das vantagens que o uso de estruturas com lajes nervuradas pode trazer a uma obra. Além de custos e material, todo o processo é agilizado.

E você, já realizou alguma obra utilizando esse tipo de laje? Se ficou com qualquer dúvida, nossa equipe terá o maior prazer em te ajudar.

Você pode enviar seu projeto para consultoria grátis! Entre em contato pelo nosso site ou pelo 0800 979 3611.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.