Home » Laje » Concretagem perfeita: mais cuidados no pré e pós-concretagem

Concretagem perfeita: mais cuidados no pré e pós-concretagem


Anteriormente, falamos aqui, no blog da Atex, sobre os cuidados necessários na concretagem das lajes para obter a segurança e a economia esperadas quando se trabalha um projeto com lajes nervuradas.

Além disso, a Atex do Brasil disponibilizou um manual de montagem em nosso site, para orientá-lo em relação ao uso das cubetas, garantindo assim uma obra correta, segura e econômica.

Avançaremos hoje para tratar de outros aspectos que também exigem sua atenção antes da aplicação das lajes e no pós-concretagem, durante a desforma e depois do processo de desforma. Serão dicas ainda mais simples, fáceis de verificar, mas importantes de serem observadas para o máximo aproveitamento da economia e da eficiência das nervuras.

Cuidados na fase de pré-concretagem

Limpeza das fôrmas

O primeiro passo é garantir que as cubetas estejam todas completamente limpas e livres de quaisquer resíduos que possam atrapalhar a anatomia da concretagem e causar sequelas estruturais ou formais posteriormente.

A limpeza deve ser realizada em três passos:

1 – Limpeza manual para retirada de quaisquer sujeiras e resíduos;
2 – Limpeza com lavadora de alta pressão para retirada de qualquer resquício mais encrostado;
3 – Utilização de ímãs para a retirada de quaisquer fragmentos de peças metálicas que tenham ficado presas à fôrma.

Estruturação e nivelamento do projeto

Os escoramentos e as fôrmas devem ser capazes de suportar o peso e manter o concreto no local desejado. Com essa estruturação, teremos um projeto nivelado. Caso contrário, se um escoramento for mal distribuído, por exemplo, ou houver qualquer tipo de desnível antes do início da concretagem, o resultado final será uma obra torta.

As obras com desnivelamentos causam diversos problemas, como por exemplo a dificuldade em encontrar acabamentos que se encaixem perfeitamente à estrutura entregue, além de possíveis patologias estruturais e desperdício de materiais.

Existem ferramentas e testes específicos para medir o nivelamento, como por exemplo o teste de prumo, aferição de nível, utilização de réguas específicas para medir nivelamento, teste de nível a laser, etc. todos eles são mais eficientes que a utilização apenas do olho humano na conferência no nivelamento.

O resultado do bom uso dos escoramentos, correta concretagem, respeito ao período de cura e boa execução da desforma é uma obra perfeitamente nivelada como a rampa abaixo, que tem um grande vão vencido de forma perfeitamente simétrica em um projeto que utiliza nervuras:

concretagem lajes nervuradas

Cuidados na fase de pós-concretagem

O principal cuidado na fase pós-concretagem é na etapa de desforma, que é delicada, porém simples. Falamos minuciosamente sobre o trabalho de desforma das lajes nervuradas neste texto.

Respeito ao planejamento inicial

É importante que as escoras sejam retiradas apenas 28 dias depois do início do processo de cura. Qualquer retirada prematura que desrespeite a projeção inicial de escoramentos para a estrutura pode produzir deformações, desníveis e sequelas indesejáveis para a obra. Portanto, respeite sempre a quantidade de escoras pré-estabelecida nos projetos indicadas para o pós-cura.

Quando utilizado o sistema Cabetex da Atex, pode-se retirar as fôrmas plásticas após 72h de cura, mas mantendo-se as escoras fixas até completar o processo de cura do concreto.

concretagem nervuras

Dutos de eletricidade embutidos

Se a obra contempla dutos de eletricidade embutidos, posicione-os perfeitamente como indicados nos desenhos estruturais. Para evitar entupimentos, os conduítes elétricos devem estar com as pontas fechadas e posicionadas conforme o projeto.

Checagem da concretagem

Quando o concreto não é adequadamente adensado com ajuda do vibrador, corre-se o risco da formação das famosas “bicheiras”, que nada mais são do que vazios no concreto provocados pelo mau assentamento. O problema deve ser solucionado com graute, com a maior agilidade possível, e registrado para posterior verificação do serviço e controle de conformidades na obra.

Continue ligado nos posts do Blog da Atex e nas nossas redes sociais.

Até a próxima.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.