Home » Laje » Cuidados na concretagem da laje nervurada

Cuidados na concretagem da laje nervurada


Um dos grandes benefícios de se executar um projeto com laje nervurada é a facilidade geral de montagem e desmontagem da estrutura da obra. Processos simples garantem operações rápidas e eficientes.

Já elencamos no blog algumas dicas para a montagem do escoramento e a desforma dos moldes. Hoje, vamos falar sobre um processo que gera algumas dúvidas em certas obras, mas com nossas dicas, são feitos com facilidade, sem grandes problemas: a concretagem na laje nervurada.

Seguindo os cuidados abaixo, você poderá garantir mais produtividade e menos estresse para a equipe durante a obra. Confira!

Concretagem de laje nervurada

Montagem das fôrmas

Um dos diferenciais da laje nervurada frente a outras opções do mercado é a facilidade de execução, sem necessidade de mão de obra especializada nem técnica. As regras para a instalação são simples e intuitivas, mas é necessário que os responsáveis leiam o manual técnico do fornecedor das cubetas para a instalação correta.

Aqui na Atex do Brasil, disponibilizamos o manual de montagem em nosso site. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Seguindo o manual do fornecedor, você garantirá o uso correto das fôrmas, executando uma obra correta, sem retrabalhos e com uma estrutura final econômica e segura.

Utilização do desmoldante correto

Nunca é demais reforçar uma orientação crucial de um projeto com lajes nervuradas!

Passar o desmoldante correto, conforme as orientações do fornecedor, é um procedimento imprescindível para garantir facilidade operacional no momento de realizar a desforma.

Aplicação do concreto

Ao iniciar o processo de concretagem, é importante fazer a aplicação do material por trechos da laje. Isso irá garantir que nenhuma parte da estrutura seja exposta a uma sobrecarga de peso antes que a construção adquira resistência.

O correto é preencher primeiramente as nervuras. Isso permitirá identificar onde serão instalados os vibradores de adensamento (ver item a seguir). Após as nervuras, você pode preencher o espaço superior às fôrmas (capa de compressão) que definirá o piso.

Adensamento do concreto

O adensamento é uma etapa de grande importância na Construção Civil durante a concretagem. Ela consiste na movimentação do concreto para eliminar espaços vazios e excesso de água no interior do material, garantindo que toda a superfície das fôrmas esteja coberta.

Isso promove um concreto íntegro, resistente, liso e garante impermeabilidade.

O adensamento é realizado pelo processo de vibração. Ele evita que a estrutura fique porosa, heterogênea e que apresente rachaduras com o passar do tempo.

O processo é simples. Basta instalar um vibrador de 25mm no espaço de encontro entre quatro fôrmas.

Após a aplicação, o material passa pelo processo de cura que dura cerca de 72 horas.

Neste tempo, o concreto deve ser protegido contra ação de agentes como chuva, congelamento, produtos químicos, choques e vibrações, mudanças bruscas de temperatura.

Com os cuidados devidos, o projeto garante laje e superfícies duráveis e com a resistência devida.


Ficou alguma dúvida sobre a concretagem?

Deixe nos comentários, no nosso site ou fale com um de nossos consultores pelo 0800 979 36 11. Será um prazer te atender.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.