Home » Laje » Escoramento específico e porque você deve usá-lo

Escoramento específico e porque você deve usá-lo


Parte essencial na execução de qualquer sistema de pisos e lajes é o escoramento utilizado. Ele é o responsável pelo suporte de cargas da estrutura de um pavimento em obra até que o processo de cura do concreto esteja finalizado. O sistema de escoramento específico se destaca dos demais pela maior facilidade de instalação das fôrmas – processo importante na execução de lajes nervuradas.

Nele, as fôrmas são instaladas diretamente na estrutura criada pelas vigas primárias e secundárias do cimbramento. O processo inclui uma lista curta de elementos.

Fora as vigas, estão presentes as escoras, o contraventamento e o drophead.

sistema de escoramento especifico

Assim, tem-se apenas um nível de vigas, o que simplifica o processo de montagem e desmontagem da estrutura pré-cura.

O sistema de escoramento específico gera vantagens importantes para o desenvolvimento de uma obra, e é por isso que todo engenheiro calculista deve ficar de olho nos benefícios desse tipo de projeto.

sistema de escoramento específico legenda

Vamos então aos principais prós do escoramento específico.

Maior qualidade no resultado final

O sistema de escoramento dá o suporte físico de sustentação da laje/pavimento enquanto o concreto não adquire a resistência final. Assim, um cálculo preciso de um engenheiro calculista habilitado é de extrema importância para que a escora garanta uma estrutura final perfeita, reduzindo as patologias do concreto e uma execução ágil e eficiente.

O desenho final da obra define precisamente a distância entre as escoras, equipamentos e orientações. Esse projeto garante qualidade não só ao resultado final, mas a todo processo de execução.

drophead e vigas principais

Ganho de tempo e facilidade na obra

O uso de um sistema de escoramento específico converge com a agilidade que uma estrutura em laje nervurada oferece. Ele permite retirar a estrutura de vigas (ou réguas) e contraventamento em apenas 72 horas após a cura do concreto, mantendo apenas as escoras com o drophead e as fôrmas.

E o processo de retirada das formas e vigas principais e secundárias é muito simples. Utilizando um martelo, basta aplicar pequenos golpes na cruzeta, que irá gerar e descer cerca de 10 cm, possibilitando a tirada das vigas. A desforma ocorre de forma similar, com cuidado para não aplicar a pressão nas pontas das fôrmas.

encaixe correto de formas

Essa estrutura modular, que pode ser retirada em etapas, facilita o processo e disponibiliza maior espaço de trânsito na obra, com mais segurança para os profissionais envolvidos.

Obra mais sustentável

O sistema de escoramento específico garante uma obra mais sustentável durante todo o processo de estruturação de pavimentos e concretagem.

Com as réguas principais e secundárias de apoio para as fôrmas das lajes, o uso de compensado é dispensado, o que pode gerar uma economia de até 90% de madeira.


O escoramento específico representa uma opção eficiente e produtiva para a obra. Agiliza e facilita os processos, mantendo a equipe motivada e focava no resultado final.

Se tiver alguma dúvida sobre os principais tipos de escoramento e as melhores fôrmas para laje nervurada, é só falar com Atex aqui pelo blog, em nosso site ou nas redes sociais. Será um prazer conversar com você!

admin
Sobre o autor
  1. Antonio Dagoberto de Oliveira disse:

    O melhor e mais prático processo de escoramento de estrutura do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.