Home » Materiais » Conheças as principais ferramentas usadas na concretagem

Conheças as principais ferramentas usadas na concretagem


A concretagem é um processo chave na execução das lajes. Das moldadas in loco, nervuradas ou maciças, às pré-fabricadas, de poliestireno, cerâmica ou treliçadas, os processos de montagem e desforma envolvem procedimentos e ferramentas importantes – e não poderia ser diferente durante a concretagem.

Para facilitar o checklist do seu projeto, ou apresentar o maquinário caso você ainda não esteja familiarizado com o procedimento, separamos as principais ferramentas que são utilizadas na concretagem.

Confira!

Betoneira

A betoneira é uma máquina que realiza a preparação de concreto. O equipamento é usado na mistura dos materiais, depositados nas proporções para alcançar a mistura desejada.

O tipo mais comum para os leigos é o caminhão betoneira, que conta com um sistema movido por correia de aço.

A betoneira fixa conta com um motor para manter a mistura homogênea. Também há uma versão semi-fixa, que conta com rodas para locomoção dentro da obra.

Ferramentas na concretagem - betoneira

Outros modelos conhecidos se locomovem em esteiras rolantes.

Vibrador de concreto

Os vibradores mecânicos de imersão são um dos mais importantes equipamentos no processo de concretagem, principalmente no controle de qualidade do processo.

Eles garantem que toda superfície a ser concretada seja preenchida de concreto homogeneamente, com o assentamento e adensamento perfeito do material. Assim, o ar é retirado, o que evita a formação de bolhas que podem gerar fissuras ou outras avarias na estrutura.

Ferramentas na concretagem - vibrador de concreto

Os vibradores podem ser movidos por fontes combustíveis, elétricas ou pneumáticas. Um dos tipos mais comuns de vibradores são os de imersão. Eles consistem na aplicação do mangote no concreto ainda fresco. Os modelos podem variar em diferentes raios de ação e frequência, por isso é importante consultar com fabricante o mais adequado para sua obra.

Régua vibratória

A régua vibratória é utilizada no acabamento final da laje de concreto, independente se maciça ou nervurada. Assim, não é necessário a execução posterior de argamassa de cimento. Ela é usada com o concreto ainda molhado, para finalizar o acabamento do piso, garantindo adensamento da superfície.

Ferramentas na concretagem - régua vibratória

O uso da régua é simples, já que ela desliza sobre a mesa de compressão e pode ser operada por apenas um profissional.

Existem também as chamadas acabadoras de piso. A estrutura é similar, mas ao invés da régua na ponta, há pequenas pás que giram para gerar o alisamento do concreto.

Triturador

É natural que obras gerem restos de materiais. O triturador de entulho é destinado para dar fins em peças de concreto, cimento e tijolo.

Com essa destinação de restos no canteiro, o ambiente se torna mais organizado e com maior espaço de circulação. O equipamento também permite ganhos operacionais, já que diminui a necessidade de transporte de resíduos para aterros sanitários.

Ferramentas na concretagem - triturador

O material triturado pode ser reaproveitado em misturas para contrapiso, nivelamento de laje, calçada, revestimento de estradas e como aglutinante na fabricação de blocos e tijolos.

Pá e enxada

As pás e enxadas, como não poderiam deixar de ser, são os materiais de uso comum no processo de concretagem para a aplicação do material na superfície.

Ferramentas na concretagem - pá e enxada

EPIs

Padrão e obrigatórios em qualquer obra, os Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis para a realização de uma obra com segurança de todos os colaboradores.

Os EPIs incluem itens como capacetes (em diferentes cores que indicam as diferentes funções nas obras), viseiras, luvas de segurança a riscos físicos, químicos e biológicos, protetores auriculares, etc.

Na construção civil, os equipamentos mais comuns são os capacetes, viseiras, luvas, macacões, cinturão de segurança contra quedas e botinas.

É sempre importante lembrar que os EPIs devem estar em perfeito estado e possuir Certificado de Aprovação expedido por um órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.