Home » Cases » Atex, 30 anos dedicados a construir inovação

Atex, 30 anos dedicados a construir inovação


 

Raul Penna, presidente da Atex, fala sobre os desafios enfrentados ao longo dos 30 anos de história e relembra momentos importantes.

 

Consolidada como uma liderança da construção civil, a Atex completa 30 anos em 2021, com foco nas pessoas e na criação de tecnologias para modernizar a construção nos quatro cantos do planeta. Soluções como o Sistema Planex, para modelar lajes maciças, vigas e pilares em diversas dimensões. Um sistema produtivo, sustentável e ergonômico que contribui para a eficiência energética da obra. Ou o Grim Grid, uma solução modular, versátil e sofisticada que recicla resíduos da obra para criar fachadas, projetos de arquitetura e design.

 

Porquê Atex

 

Economia de até 40% no consumo de concreto  e aço da laje

Aumente a rentabilidade dos seus empreendimentos. As soluções Atex reduzem o consumo de materiais para a construção das estruturas de concreto. Menos concreto, aço e quase nenhuma madeira. Além disso, os processos construtivos Atex são mais rápidos e demandam menos mão de obra.

 

Mais produtividade com menos mão de obra

Crie processos padronizados e industrializados. Com as fôrmas Atex você organiza a obra do projeto até a execução no canteiro. O Sistema Atex é completo e mais inteligente que os outros modelos construtivos. A montagem e desforma é simples. Reduz as equipes e a necessidade de mão de obra especializada.

Durante a execução do projeto você conta com o suporte técnico Atex para aproveitar o melhor das nossas soluções.

 

Cuidar do planeta e reduzir o impacto ambiental da construção é um valor real para a Atex

Substitua a madeira usada nas estruturas pelas fôrmas plásticas Atex. Nossos processos construtivos já preservaram mais de 4 milhões de árvores. Os produtos reduzem o consumo de aço, concreto e madeira, são reutilizáveis e recicláveis. Somos responsáveis por toda a cadeia, da fabricação até a destinação final, sem descartar nada no meio ambiente.

 

Pedro Penna, CEO da Atex, conta como a organização conseguiu atingir a marca de mais de 60 milhões de metros quadrados realizados e, ao mesmo tempo, preservar mais de 1.2 milhões de árvores.

 

A partir da reciclagem das fôrmas, do investimento em pesquisa e design, desenvolvemos o Grim Grid e o Mycena, dois produtos modulares destinados à arquitetura, que além de lindos e sofisticados, ajudam a reduzir os resíduos da construção. As soluções Atex contribuem para a Certificação Leed da obra.

 

Eficiência

Aumente a eficiência dos seus projetos. Obras mais rápidas geram menos custo e consumo de energia. A Laje Atex possibilita projetos com estruturas mais leves, pé direito mais alto e redução de pilares criando grandes vãos. Além disso, todas as fôrmas Atex oferecem um excelente resultado final, reduzindo o custo com acabamento e reboco.

 

Produtos Atex

 

Lajes Nervuradas

Reduza custos da sua obra construindo lajes nervuradas com mais eficência. Com a combinação de produtos Atex (fôrmas, acessórios, sistema de escoramento, espaçadores etc), você pode aumentar a produtividade da construção, melhorar a estrutura e tornar o seu projeto ainda mais sustentável.

  • mais de 120 dimensões de fôrmas para lajes nervuradas unidirecionais e bidirecionais;
  • Anulador de Nervura, uma peça que une duas fôrmas eliminando nervuras e reduzindo o consumo de concreto e aço sem função estrutural;
  • Tubex, solução para criar furos horizontais na laje, que além de eliminar concreto sem função estrutural, permite a passagem de calhas, tubulações e sistemas de ventilação;
  • Sistema Cabetex, uma solução exclusiva Atex que permite a montagem das fôrmas diretamente sobre os barrotes, eliminando o assoalho de madeira. Além de oferecer uma montagem muito mais rápida, o Sistema Cabetex permite a desforma 72 horas após a concretagem.

 

Lajes Maciças, Vigas e Pilares

Aumente a produtividade na construção de lajes maciças conectando os produtos do Sistema Planex: fôrmas para lajes maciças, vigas e pilares.

Além de garantir mais agilidade na execução do projeto e reduzir até 95% da madeira utilizada na laje, nossa solução modular também pode proporcionar um design diferenciado sem a necessidade de acabamento.

 

Pilares Redondos

Garanta mais agilidade e praticidade na construção de pilares redondos com o sistema de fôrmas para pilares redondos fornecido pela Atex. Peças modulares,  resistentes, leves (10kg) e reutilizáveis (mais de 100 vezes), o que facilita seu armazenamento e transporte.  Além disso, elas também são simples de montar e desenformar, sem a necessidade de utilização de produtos químicos. As fôrmas podem ser usadas em obras submersas e outros locais desafiadores.

 

Design e Paisagismo

Crie projetos de arquitetura e design incríveis com Grim Grid e Mycena. Duas soluções desenvolvidas para a partir do reaproveitamento de resíduos das obras. Simples de instalar e remover, nossas estruturas modulares podem ser exploradas de inúmeras formas, proporcionando um visual diferenciado ao ambiente.

Elas são recomendadas para pisos, fachadas, forros, revestimentos internos,  externos e divisórias. Sua aplicação pode garantir pontos para a certificação LEED do projeto.

 

Obras com Atex

 

Marcos Terra, diretor técnico da Atex, relembra projetos marcantes que ajudam a contar a nossa história e projetos constroem a nossa história hoje.

 

 

A Atex está na cultura, na arte, na infraestrutura, nas instituições, nas empresas, nas casas. A Atex faz parte da vida dos brasileiros.

 

Bar-Casacor-Minas-2013-BCMF-Arquitetos-MACh-Arquitetos-interior-Ana-Bahia-teto-Laje-Atex-aparente

Bar Casacor Minas 2013 assinado por BCMF Arquitetos + MACh Arquitetos e interior de Ana Bahia com teto em Laje Atex aparente.

 

 

Edifício Center Minas em Belo Horizonte

Edifício Center Minas em Belo Horizonte

Edifício Center Minas em Belo Horizonte 

 

 

Centro Educativo Burlemarx no Inhotim com teto em Laje Atex aparente

Centro Educativo Burlemarx no Inhotim com teto em Laje Atex aparente

Centro Educativo Burlemarx no Inhotim com teto em Laje Atex aparente.

 

 

Cidade Administrativa de Minas Gerais o maior prédio de concreto suspenso do mundo

Cidade Administrativa de Minas Gerais, o maior prédio de concreto suspenso do mundo.

 

 

Reforma e ampliação do Palácio do Planalto.

Reforma e ampliação do Palácio do Planalto.

 

 

Edifício Concórdia, em Nova Lima, construído com o Sistema Planex para Lajes Maciças.

Edifício Concórdia, em Nova Lima, construído com  o Sistema Planex para Lajes Maciças.

 

 

Projeto do arquiteto Gustavo Penna para o restaurante Osso com revestimento em Grim Grid.

Projeto do arquiteto Gustavo Penna para o restaurante Osso com revestimento em Grim Grid.

 

 

Edifício no Centro de BH, da construtora PHV com laje Atex aparente e fachada com Grim Grid.

Edifício no Centro de BH, da construtora PHV com laje Atex aparente e fachada com Grim Grid.

 

 

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.