Home » Cases » Estudo de Caso 4: Laje Maciça X Laje Nervurada com ou sem protensão

Estudo de Caso 4: Laje Maciça X Laje Nervurada com ou sem protensão


O sistema Planex para laje plana é uma modalidade inovadora que a Atex oferece para as construtoras otimizarem o processo executivo de laje maciça, garantindo obras mais limpas, organizadas e ecologicamente sustentáveis.

Por meio desse sistema, é possível reduzir ao máximo os ciclos de concretagem, utilizando apenas um jogo de fôrmas. A redução de mão de obra, ciclo e materiais, garante uma notável queda de custos.

O conceito é substituir a utilização do compensado de madeira na concretagem das lajes maciças por fôrmas em plástico. Uma paginação do projeto estrutural é elaborada de modo a eliminar ao máximo a utilização de fôrma de madeira em cada vão. O Planex é apoiado diretamente sobre barrotes da mesma maneira que o compensado.

Modelos

As fôrmas planex são fabricadas em plástico de alto desempenho, com dimensões 60cm x 60cm e podem ser ligadas umas às outras por meio de travas, formando módulos múltiplos de 60cm. Seu material é sustentável, oferece alto desempenho e benefícios que podem gerar ganhos para a certificação LEED do seu projeto.

Por que com ou sem protensão?

Uma das soluções mais utilizadas em concreto protendido é a laje cogumelo maciça (lisa). Ela facilita a execução por ser um só horizonte na parte inferior (sem vigas salientes), diminui a espessura do pavimento e resulta em um teto liso onde se aplica diretamente o acabamento.

Ao comparar esta solução, com aplicação da laje nervurada no lugar da maciça, pode-se obter as tradicionais reduções de 30% de concreto e aço, como também, por questão de indisponibilidade de serviços especializados no local da obra, abdicar do protendido por solução convencional ainda compensadora.

Veja abaixo um caso real de aplicação.

Edifício em Ponta Grossa – PR

2º sub-solo

Marcos Terra
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.