Home » Cases » Estudo de caso 1 – Laje Nervurada, o melhor custo-benefício para realizar seu projeto

Estudo de caso 1 – Laje Nervurada, o melhor custo-benefício para realizar seu projeto


Elas são moldadas no local da obra e se diferenciam das lajes maciças pelo fato de ter nervuras, onde são colocadas as barras de aço. Sua aparência é alveolar e sua estrutura é ligada por meio de uma capa de compressão na parte superior.
E sabe o que elas garantem? Economia de materiais, como concreto e aço, principalmente quando comparadas às lajes maciças.

Preparamos para você um estudo de caso comparando uma laje maciça com um modelo de laje nervurada de mesma inércia, em concreto armado, a fim de evidenciar o consumo de materiais. Fique atento, pois essa será uma série de 4 posts que também englobará temas como laje protendida, laje maciça protendida x laje nervurada protendida e lajes maciças x lajes nervuradas.

Confira.

Comparativo – Laje Maciça x Laje Nervurada

laje-nervurada

Estimando ambas soluções em Concreto Protendido pode-se ter:

laje nervurada

Em alguns mercados o custo do aço protendido, colocado e tracionado, tem valor até 40% maior que o considerado nesta estimativa. Como seu peso na composição do preço alcança 20%, pode-se afirmar que o valor da Laje Nervurada Protendida ainda continua muito menor (<47%) que o da Laje Maciça de Concreto Armado para o mesmo vão e o mesmo carregamento acidental.

Assim concluímos que a Laje Nervurada = Sempre terá o menor custo.

Continue acompanhando nosso blog e as próximas publicações sobre os estudos de caso dessa série de 4 posts.

ENG. MARCOS DA COSTA TERRA

DIRETOR TÉCNICO ATEX DO BRASIL

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.