Home » Datas Especiais » A mulher na engenharia | Dia Internacional da Mulher

A mulher na engenharia | Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos no dia 8 de março, é um marco para a comemoração dos direitos da mulher e de uma sociedade menos sexista. Mais que isso, é uma oportunidade para refletirmos sobre o passado e o presente sobre a participação da mulher na sociedade em cada uma de suas instâncias. E é claro que a engenharia não poderia ficar de fora!

Em uma área tradicionalmente masculina, a busca por espaço ainda tem um longo caminho para percorrer, mas nos últimos anos, alguns avanços de representatividade foram conquistados.

Dados do Conselho Federal de Engenheiros e Agrônomos (Confea), referentes a 2015 mostram que as mulheres representavam 30,3% das matrículas em cursos de engenharia civil e 26,9% de todos os profissionais da área no mercado. Se os números ainda parecem tímidos (a alta só é ininterrupta a partir de 2012), eles demonstram o maior crescimento da representatividade feminina já registrada na engenharia em nosso país.

Na sociedade brasileira como um todo, criou-se um mito de que as áreas de ciências exatas e tecnologia devem ser ocupadas por homens. Essa máxima está sendo quebrada aos poucos e o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião perfeita para olharmos de forma crítica para nosso cenário e discutirmos as mudanças necessárias para termos um futuro com oportunidades iguais para todos os gêneros.

Criamos um infográfico para mostrar de forma mais clara o cenário atual da mulher na engenharia. Confira!

mulher-na-engenharia

admin
Sobre o autor
  1. Gisele Sartori Bracale disse:

    Parabéns pelo conteúdo publicado, nós engenheiras continuamos a nossa constante luta pela igualdade de gênero, que acima de tudo sejamos sempre respeitadas. Obrigada pelo carinho que vocês da ATEX nos tratam.

    • admin admin disse:

      Olá, Gisele! Ficamos felizes que você tenha curtido. Que o Dia Internacional da Mulher seja sempre um marco do esforço diário pela igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.