Home » Design e Arquitetura » Laje Nervurada Aparente: 4 projetos incríveis para você se inspirar

Laje Nervurada Aparente: 4 projetos incríveis para você se inspirar


Quando falamos que o uso da laje nervurada aparente é tendência de estilo usada por arquitetos e designers de ambientes em projetos, não estamos exagerando. Com as milhares de paletas de cores disponíveis para serem trabalhadas em diferentes ambientes, os tons acinzentados do concreto se tornaram dominantes em muitas linhas estéticas atuais.

Na prática, as nuances típicas do material carregam uma marca de estilo muito versátil, que transita entre o sofisticado e o rústico, mas compondo muito bem dos ambientes descolados aos mais sóbrios.

Essa realidade contrasta com uma concepção antiquada de que o material passava a impressão de algo mal acabado, tosco. Obviamente, não é o caso. Para derrubar essa ideia de vez – se é que alguém ainda tem essa opinião – hoje vamos conhecer aqui alguns projetos incríveis que usam não só o concreto aparente, mas que aproveitam as linhas, tons e ângulos da laje nervurada para compor ambientes.

Mas antes disso, vamos conhecer mais alguns detalhes sobre o uso do concreto aparente.

Concreto Aparente

Laje nervurada no escritório da Varonis System 01

O uso do concreto aparente nas lajes, paredes, pisos e escadas cria uma base estrutural muito única para um ambiente. Os tons ainda são neutros, mas o contraste com outros elementos, sejam estruturais ou decorativos, é muito mais impactante do que uma tradicional – e por que não, sem graça – parede branca.

Conceitualmente, o material aproxima a engenharia da arquitetura e da decoração. Arquitetos renomados de todo o mundo exploram essa estética, versátil o suficiente para ser aplicada em ambientes corporativos, comerciais, industriais e residenciais.

Oscar Niemeyer, o maior nome brasileiro da área, era um grande defensor do uso do material. Como exemplo de projeto, podemos citar a Tenda Modernista, projeto de 1954, em Petrópolis.

Outro profissional mundialmente conhecido por sua obra é o sino-americano I.M. Pei, que projetou espaços icônicos marcados pelo uso da laje nervurada aparente, como as Pirâmides do Museu do Louvre e o Museu da Arte Islâmica, no Catar.

Cuidados

A escolha por projetos com o concreto aparente nas lajes nervuradas e em outras superfícies não pode ser feita durante o desenvolvimento das obras. Além de uma escolha visual, a aparência do material é determinante em alguns aspectos estruturais do empreendimento, que devem ser considerados ainda em fase de projeto.

Nesse tipo de construção, a especificação do concreto será diferente em relação a uma em que o material não seja aparente. A ausência de reboco, acabamento e outros revestimentos confere à mistura de cimento novas atribuições.

O ideal é que sua composição apresente menos espaços vazios e poros, já que o material será responsável pelo isolamento térmico e acústico, além de ter contato direto com as condições ambientais.

Dessa forma, é importante especificar agregados que intensificam o desempenho do material e proteger sua superfície com materiais como agentes hidrofugantes, anti-fungicidas e anti-bactericidas.

O cinza do concreto

Os projetos com concreto aparente têm em comum entre si a predominância dos tons acinzentados ou amarronzados em suas superfícies. Essas nuances harmonizam em diferentes tipos de projeto justamente por sua ubiquidade no espaço urbano. Minimalismo e rusticidade se encontram em ambientes sóbrios, ainda que cheios de estilo.

Vamos conhecer alguns projetos marcados pela presença do concreto e das lajes nervuradas aparentes!

Livraria da Travessa

Quando falamos de rusticidade para criar um ambiente aconchegante, a Livraria da Travessa, com sede no Shopping Leblon (RJ), é um perfeito exemplo de como alcança-las utilizando lajes nervuradas aparentes.

São mais de 1.260 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. Os espaços centrais são voltados para a loja, com as estandes, prateleiras e sofás para leitura. Nas laterais do espaço, a Livraria tem um café, restaurante e auditório, posicionados em diferentes níveis.

Laje Nervurada Aparente - Livraria da Travessa

A projeto arquitetônico de Bel Lobo visa criar um espaço atraente, que convide as pessoas a passar mais tempo na livraria e conhecer todos os ambientes. Assim, a disposição dos corredores é desconexa e informal, para tornar o passeio uma experiência mais orgânica e espontânea.

Para aumentar o pé-direito do ambiente, foi retirado o revestimento do teto, deixando as lajes nervuradas aparentes. A iluminação foi feita com a fixação de calhas sob a laje, o cinza do concreto e os tons amadeirados das estantes criam um ambiente de tranquilidade, próprio para o convício e a prática de leitura.

A sensação ao entrar na Livraria da Travessa é a de sair do furor do shopping.

Estúdio Pretto

Se apartamentos e uma livraria dão a impressão que os projetos com laje nervurada aparente prezam por um clima mais sóbrio, de contemplação e apreciação, o próximo projeto muda vertiginosamente essa percepção!

Laje Nervurada Aparente - Estúdio Pretto

Trata-se do Estúdio Pretto, uma academia de Porto Alegre que tem um incrível projeto arquitetônico. O espaço conta com laje nervurada aparente, o que aumentou a sensação de espaço com os grandes vãos vencidos proporcionados por esse tipo de estrutura.

No Estúdio, os tons de cinza do concreto dividem espaço com o amarelo e o preto. As cores foram utilizadas para preparar o aluno que chega para o treino. Em muitas academias, a pessoa se depara de forma abrupta com um ambiente de muito barulho e movimentação.

Não é o caso aqui. As áreas de treino estão em cinza e preto, enquanto a recepção e as áreas de estar recebem a cor amarela, tanto no piso como nas lajes nervuradas.

Laje Nervurada Aparente - Estúdio Pretto

Essa divisão traz personalidade ao ambiente ao mesmo tempo em que garante uma experiência intuitiva e confortável para os alunos.

Casamirador Savassi

O Casamirador é um novo projeto residencial na Savassi, um dos principais centros comerciais e boêmios de Belo Horizonte. O objetivo é fazer com que o estilo de vida dos frequentadores da região possa ter a identidade expressada também na forma de morar.

O projeto externo conta com um desenho alternativo, afunilando de baixo pra cima, com janelas assimétricas.

O projeto terá 38 unidades de diferentes modelos, incluindo lofts, estúdios e coberturas duplex, com metragens que variam de 40 m² a 90 m².

Laje Nervurada Aparente - Casamirador Savassi

Com inspiração direta nos studios de NY, que abusam de estruturas aparentes como elementos protagonistas de design, o Casamirador tem imóveis de planta livre, que transformam a percepção de um apartamento compacto em um ambiente moderno cheio de personalidade.

Alguns dos estúdios do projeto já foram compostos para explorar a exposição das lajes nervuradas.

WeWork em Tel Aviv

A rede de coworking WeWork conta com espaços de trabalho em todo o mundo, mas olhamos especificamente para um dos escritórios de Tel Aviv, maior centro financeiro de Israel.

Laje Nervurada Aparente - We Work Tel Aviv

Se em outros projetos vimos um clima mais intimista e aconchegante, no coworking temos um foco em um ambiente mais sóbrio, com destaque na produtividade, mas que ainda assim não perde o ar descolado.

As lajes nervuradas têm presença marcante nas áreas de trabalho, contrastante com as cores de encanamento, calhas de estrutura elétrica e sistema de iluminação. Se há áreas com essa variação cromática, em outros ambientes os tons neutros dominam para atrair pessoas mais adeptas a uma decoração tradicional.

Laje Nervurada Aparente - We Work Tel Aviv

Esses projetos mostram como a exposição de elementos estruturais se tornam aspectos marcantes na arquitetura contemporânea. E isso está presente de empreendimentos residenciais, corporativos, comerciais, artísticos e até mesmo em academias.

Vai ficar de fora dessa tendência? Veja como pode ser produtivo e econômico desenvolver seu projeto com lajes nervuradas.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.