Home » Design e Arquitetura » Laje nervurada pelo mundo: agência 4129GREY, na Turquia

Laje nervurada pelo mundo: agência 4129GREY, na Turquia


Após uma temporada na América, passando por Argentina e Estados Unidos, nossa série de cases de projetos arquitetônicos com laje nervurada vai à Eurásia, mais precisamente em Istambul, na Turquia. Nessa viagem, vamos conhecer a nova sede da agência de publicidade 4129GREY.

Além do desafio natural de criar um ambiente que evoque a criatividade de uma agência de publicidade, o projeto encabeçado pelo escritório de arquitetura Erginoğlu & Çalışlar teve que lidar com uma fusão de empresas: a GREY, uma agência consolidada com atuação multinacional, e a 41?29!, uma agência digital com origem em Istambul, onde está o novo escritório.

Laje Nervurada Agência 4129GREY 01

Conhecendo o projeto

A fusão das agências tinha como objetivo desenvolver uma forma mais dinâmica de criar anúncios. O pedido para os arquitetos foi que o ambiente comunicasse essa ideia.

Na prática, o espaço deveria acomodar um alto número de pessoas criativas, mas que essa robustez não tirasse a energia e mantivesse a dinâmica do ambiente. O escritório deveria comportar não só a equipe da ocasião (cerca de 200 pessoas), mas permitir expansões e novos designs ou metodologias que exigissem mais espaço físico.

Laje Nervurada agência 4129GREY 02

O novo ambiente conta com grandes espaços abertos, acolhendo centenas de profissionais que atuam de forma integrada e livre de hierarquias. Além disso, possui uma decoração colorida e criativa e locais que incentivam a convivência.

Para garantir esse disposição ao escritório, uma técnica foi muito importante…

E as lajes nervuradas?

O ambiente da 4129GREY conta com um único andar de 2200 m² de área em formato de U. Essa disposição gerou carência de iluminação natural. Para acomodar as mais de 200 pessoas, era necessário tornar o ambiente mais aberto e otimizar o aproveitamento dos espaços.

O prédio foi projetado em lajes nervuradas, o que consolidou uma estrutura mais leve que permite vencer grandes vãos, proporcionando o ambiente aberto solicitado pela agência. As áreas amplas, planas, sem uma hierarquização visível, refletiram visualmente uma gestão moderna e necessária para o tipo da atividade.

Com o desafio estrutural superado, os arquitetos do Erginoğlu & Çalışlar passaram então a identificar as necessidades dos profissionais para a planejar a disposição de cada área de trabalho.

Laje Nervurada agência 4129GREY 03

Como a maior parte da equipe da 4129GREY trabalha com grandes telas e se sentia incomodada com o alto nível de luzes não controláveis (naturais) dentro do ambiente de trabalho, as mesas foram posicionadas em áreas mais centrais, onde fosse possível controlar o nível de luminosidade.

As salas de reunião foram instaladas próximas às janelas, com paredes e divisórias de vidro. Assim, as demais áreas de trabalho não são afetadas pela luz natural, mas o escritório ainda conta com vista para a ambiente externo.

Convivência é essencial

Em empresas modernas, principalmente nos setores da economia criativa, a troca de experiências e formação de equipes multidisciplinares é essencial para promover uma cultura de inovação.

A estrutura da nova 4129GREY foi desenvolvida para esse contexto. O novo escritório conta com um área de convivência em sua região central. Lá se encontram o espaço para café, mesas e sofás, espaços de meditação, tenda para conferências e um laboratório de tecnologia para experimentações das equipes.

Laje Nervurada agência 4129GREY 04

No cerne dessa área, uma instalação artística poligonal marca forte presença. A peça simboliza parte importante da tecnologia digital moderna – com gráficos 3D presentes em animações, filmes,  games e outros produtos digitais contemporâneos – ao mesmo tempo que dialoga com a estética cúbica da laje nervurada.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.