Home » Design e Arquitetura » Lajes Nervuradas pelo mundo: Casa OdD 1.0 em Quito,Equador

Lajes Nervuradas pelo mundo: Casa OdD 1.0 em Quito,Equador


Durante as matérias do Lajes Nervuradas pelo Mundo vimos diversos projetos de obras industriais com arquitetura icônica utilizando lajes nervuradas. Desta vez, porém, vamos embarcar em uma obra muito mais intimista e única. Hoje vamos entender mais a fundo a casa OdD 1.0, onde a arquitetura procurou oferecer soluções para mudança de estilo de vida. Vem descobrir com a gente!

Design e Arquitetura voltados para o bem estar

O estúdio OdD Architects recebeu uma demanda com diversas especificações dedicado a um casal de idosos que buscava uma mudança de estilo de vida. Uma dessas demandas exigidas era que na casa houvessem espaços amplos e abertos tanto quanto espaços individuais e fechados. Um longo corredor estruturado por uma parede de concreto cumpre a tarefa dada ao  escritório. Ele distribui os cômodos no interior da casa e delimita o que é íntimo do que é social.

Para entender ainda melhor o que seria necessário para plena satisfação dos seus clientes houve um estudo voltado para a neurociência e sobre o estilo de vida dos futuros moradores da casa.

Estas pesquisas visavam tornar a experiência do projeto um verdadeiro experimento psicoterapêutico. A imersão na vida dos futuros moradores tornaram os clientes, de maneira muito natural, parte ativa de todo o projeto.

Materiais pensados em elementos naturais e reais

Nos inserindo um pouco mais nas escolhas de materiais, a casa OdD apresenta a utilização de materiais naturais por toda a sua decoração. O concreto aparente nos pisos, paredes e teto contrasta com detalhes em madeira e aço e torna todo o ambiente harmônico. Os espaços não se tornam nem industriais demais nem extremamente naturais, atingindo o equilíbrio perfeito entre os dois elementos.

A laje nervurada está presente em toda a casa. Suspenso através de colunas, ela possui um diferencial: uma curva invertida na sua estrutura. Os arquitetos pensaram nessa solução para que a estrutura do teto tivesse seu peso reduzido, item importante em uma região que recebe fortes abalos sísmicos. Essa curvatura completa o design único da casa OdD e demonstra toda a versatilidade proporcionada pelas lajes nervuradas ao arquiteto.  Além disso, as grelhas da laje nervurada dão ao ambiente mais destaque na área externa, muito utilizada pelos moradores.

Por falar nele, o espaço externo da casa deve receber um destaque especial. É ele que fundamenta a organização dos espaços da casa. Nesse ambiente foram utilizadas pedras locais dando reforço a utilização de materiais naturais no projeto. O telhado em concreto se estende na parte de trás e na frente proporcionando ambientes cobertos e externos. O espaço na parte posterior é adequado para o estacionamento de até dois carros.

 

 


 

Chegamos ao fim de mais um Lajes Nervuradas pelo Mundo. Conhecemos neste projeto inspirador como a arquitetura, o design e as lajes nervuradas podem ser partes essenciais de projetos que buscam não apenas a inovação, mas, também, o bem estar social de quem habita das obras finais.

Continue acompanhando nossa série de postagens através das nossas redes sociais e descubra muito mais sobre o mundo da construção civil e da arquitetura. Até a próxima matéria!

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.