Home » Design e Arquitetura » Laje Nervurada Pelo Mundo – Barbican Foodhall & Lounge

Laje Nervurada Pelo Mundo – Barbican Foodhall & Lounge


Restaurante-cafe-com-mesas-e-cadeiras

Hoje vamos conferir mais um projeto bastante inspirador em nossa série “Laje Nervurada Pelo Mundo”. Que tal embarcar nessa viagem junto com a gente e conferir todos os detalhes do escolhido da vez? Trata-se do Restaurante Bar & Café Barbican, situado dentro do Barbican Centre, um prédio onde hoje funciona um dos mais importantes centros culturais de arte, em Londres.

Preparados?

Breve história do Café Barbican 

Inicialmente, o Barbican era apenas um café de apenas 450 m², também com uma lojinha que vendia diversos tipos de produtos. O prédio Barbican Centre está situado em uma área de Londres que foi fortemente bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial. É curioso pensar que um local com história tão triste pudesse se reerguer como um dos mais famosos centros culturais do mundo, não é mesmo? E foi exatamente isso que aconteceu.

O escritório de arquitetura e design SHH foi o responsável por sua incrível transformação. E como se não bastasse um, acabaram desenvolvendo dois restaurantes super descolados, o Barbican FoodHall e o Barbican Lounge.

Uma das características mais interessantes e marcantes dos dois espaços diz respeito ao projeto de iluminação, criado e desenvolvido pela PSLAB. Algumas das prateleiras foram desenvolvidas para receber diversos vasos de vidro iluminados por lâmpadas monocromáticas, além dos lustres em formato de jarros no FoodHall.

O sucesso do projeto foi tão grande que acabaram ganhando três importantes prêmios de design num espaço de apenas duas semanas. O Barbican FoodHall, que é o novo restaurante e delicatessen do térreo, e o Barbican Lounge, primeiro Bar & Restaurante também do térreo, foram premiados em 2011 pelo Restaurant & Bar Design Awards. Já o Barbican Lounge ganhou ainda um prêmio adicional no final do mês de junho do mesmo ano, no International Hotel & Property Awards.

Helen Hughes, designer-chefe do SHH, comentou: “Foi uma grande oportunidade poder trabalhar nesse projeto icônico de arquitetura que o Barbican representa. Queríamos fazer justiça à oportunidade que nos foi dada e estamos muito felizes pelo tratamento e admiração que recebemos de nossos colegas.”

Lajes-nervuradas-mesas-e-pessoas-conversando

Sobre o fascinante projeto elaborado

O escritório de arquitetura e design SHH criou, ainda em 2010, novos desenhos para o interior do espaço, tudo com o intuito de expor a oferta de alimentos e bebidas dentro de um padrão inovador e cheio de novidades para o Barbican Centre, assim como sua oferta de importantes obras de arte e performances.

A abordagem escolhida pelo escritório SHH foi a de manter a maravilhosa arquitetura original dos edifícios icônicos de Londres, que inclui a decapagem e deixa aparente o concreto das lajes nervuradas no teto, além das paredes agregadas e marteladas. Obviamente, novas intervenções bastante ousadas seriam aplicadas no design, como a iluminação de jarro de oliveira empilhada, desenvolvidas pela PSLAB, no FoodHall, e o piso de resina azul-pavão derramado no Lounge.

lâmpadas-dentro-de-vidros

planta-primeiro-andar-cafe-barbican

Não há dúvida de que o reconhecimento que as empresas receberam por esse incrível trabalho é fruto de muito comprometimento dos designers, arquitetos e de todas as pessoas envolvidas na repaginação no FoodHall e no Lounge do Barbican. Não foi à toa que ganharam 3 importantes prêmios no espaço de duas semanas.

Gostou do projeto de hoje?

Então fique ligado em nosso blog para conferir os próximos posts sobre “Laje Nervurada Pelo Mundo”, além de outras publicações interessantes sobre lajes nervuradas, arquitetura e obras incríveis.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.