Home » Design e Arquitetura » Lajes Nervuradas Pelo Mundo: Azion Technologies Em Porto Alegre

Lajes Nervuradas Pelo Mundo: Azion Technologies Em Porto Alegre


Dessa vez, o Lajes Nervuradas pelo Mundo decidiu voltar para terras nacionais. Para sermos mais específicos, hoje vamos pousar em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É lá que está situada a sede da Azion Technologies.

Vamos explorar um pouco mais de perto como foi a estruturação do projeto arquitetônico dessa empresa de T.I.. Descubra como a laje nervurada aliada a arquitetura pode formar ambientes com design diferenciado e único.

Foto de Gabriel Carpes

Conheça um pouco a Azion Technologies

O que a Azion buscava em sua nova sede era desconstruir um ambiente rígido e conservador do ambiente de trabalho. Buscando um conceito que fugisse de um escritório comum. Fundada em 2011, a empresa de T.I tem como valores a inovação, agilidade e transparência. Claro, não poderia faltar um ambiente que expressasse tudo isso.

Os responsáveis pelo projeto, foram Eduardo Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto,

Samuel Dall’ Alba e a equipe do escritório Arquitetura Nacional. A equipe teve em mãos uma área de 520m² e um conceito único a ser criado.

Espaços que levam o colaborador em consideração

A sede da Azion conta com uma sala de reuniões, uma sala de silêncio, os ambientes de trabalho e diversas opções de lazer, como, por exemplo, um bar e uma sala de vídeo games.

Além disso, os interesses dos próprios colaboradores foram levados em conta na hora de pôr o projeto em prática. “Por toda a sede, as coleções de action figures e bobble heads preenchem as prateleiras de concreto e chapa expandida, extravasando a personalidade de cada pessoa.” conta o Arquitetura Nacional na descrição do projeto.

Foto de Gabriel Carpes

Com a utilização de materiais mais industriais, como, por exemplo, o concreto, o projeto precisava de uma saída para deixar o ambiente mais confortável. Prateleiras com pontos verdes e a utilização de madeira apontam um alívio para toda a sobriedade do local e inserem no escritório numa tendência na decoração atual: a estética natural.

Outro ponto de destaque em todo o projeto são as lajes nervuradas aparentes. Se apropriando de um estilo de arquitetura brutalista, do qual já comentamos aqui no blog, o escritório AN optou por deixar aparente toda a estrutura das redes que conectam o ambiente do escritório.

 

Foto de Gabriel Carpes

Utilizando o apoio da laje nervurada, cria-se uma estética industrial em todo o ambiente que reforça não só o aspecto moderno, mas também urbano do local. Um dos destaques na utilização da laje nervurada foi o aproveitamento do vão deixado pelas fôrmas para a disposição da iluminação, indicando, algumas vezes, o fluxo a ser seguido pelos colaboradores e visitantes.

Inovar e trazer para o ambiente de trabalho novas configurações e conforto para os colaboradores torna mais prazeroso e produtivo toda a equipe. A arquitetura e engenharia civil são grandes protagonistas nessa missão.


Nossa visita ao projeto da Arquitetura Nacional para a Azion Technologies termina por aqui, mas você pode acompanhar tantas outras visitas aqui no blog. Se inscreva na nossa newsletter e não perca os posts do Laje Nervurada pelo Mundo. Até nossa próxima viagem

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.