Home » Engenharia » COMPRA RESPONSÁVEL NA IC – A Implementação de uma Política de Compra Responsável na Indústria da Construção – Parte II

COMPRA RESPONSÁVEL NA IC – A Implementação de uma Política de Compra Responsável na Indústria da Construção – Parte II


Esta é a segunda e última parte da síntese do Guia de Compra Responsável para Construção Civil publicado pela Confederação Brasileira da Indústria da Construção – CBIC para ajudar as empresas construtoras a avaliem a origem dos materiais que adquirem e serviços que contratam, e seu desempenho de acordo com requisitos de responsabilidade ambiental e social na relação com os fornecedores. Se você não leu o primeiro post sobre o tema clique aqui para ler.

 

Objetivo e escopo

 

O objetivo de implantar requisitos de compra responsável é possibilitar o rastreamento objetivo da origem da matéria prima a ser adquirida. Esta rastreabilidade permite verificar, ao longo de toda a cadeia de fornecedores, o nível da transparência no cumprimento de requerimentos de responsabilidade ambiental e social, bem como qualidade do material, relativa ao cumprimento de normas técnicas.

A meta de uma Política de Compras é possibilitar a avaliação de todo processo de aquisição e contratação, permitindo o exercício da responsabilidade social e ambiental por todos os agentes da cadeia de suprimentos. Não basta a organização cumprir toda legislação e atuar de maneira responsável em suas atividades se seus fornecedores causarem danos ambientais ou sociais, o passivo permanece. Para manter perante o público uma imagem idônea e respeitável, a empresa deve buscar ativamente garantir que toda sua cadeia de fornecedores está adequada à legislação e às expectativas do consumidor.

 

Os requisitos de compra responsável estão organizados em dois princípios:

  1. o compromisso com a compra responsável, que requer uma formalização, por meio de documentação, e divulgação para o público interno e externo. Nesse princípio todos os requisitos são essenciais;
  2. a gestão dos fornecedores , que requer essencialmente a demonstração do cumprimento de leis. Os requisitos são qualitativos e a avaliação do cumprimento é binária (verifica-se se o fornecedor cumpre ou não cada requisito).
  3. a construtora deve determinar qual o nível do desempenho sócio ambiental desejável e recomendável em função de seus valores e o mercado que pretende alcançar e manter.

 

 

Preparamos uma ferramenta para ajudar você a organizar os processos de compra responsável da sua empresa. Clique no banner abaixo para fazer o download gratuito.

 

A Implementação de uma Política de Compra Responsável na Indústria da Construção

 

 

Etapas de implantação e manutenção do programa de compra responsável

 

 É recomendável que a implantação e manutenção do Programa de Compra Responsável considere:

  • Avaliação interna da empresa no que se refere ao seu processo de compra social e ambientalmente responsável;
  • Estabelecimento de políticas que descrevem os limites da responsabilidade ambiental e social da empresa, baseado em seus valores;
  • Estabelecimento de metas e planos de ação para sua implementação;
  • Comunicação expressa de seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social a partes interessadas internas e externas;
  • Avaliação contínua do alinhamento do processo de aquisição de materiais com a política estabelecida e o compromisso com a responsabilidade ambiental e social;
  • Monitoramento contínuo da aplicação dos critérios de compra responsável;
  • Conscientização e treinamento dos responsáveis pelas especificações, negociações e aplicação dos produtos a serem adquiridos.

 

 

Responsabilidades na implantação do programa de compra responsável

 

O programa será bem sucedido se for apoiado pelos altos níveis da administração. O apoio ao Programa de Compra Responsável, porém, deverá ser feito também pelos níveis hierárquicos responsáveis pelas ações do programa no cotidiano. As ações apresentadas a seguir são sugestões e podem ser remanejadas de acordo com o organograma e tamanho da empresa.

 

COMPRA RESPONSÁVEL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

 

 

 

Elaboração da política de compra responsável

 

A política de compromisso de compra responsável, elaborada pela empresa com a participação de colaboradores de todos os níveis e endossada pela alta direção, deve ser publicada e amplamente divulgada principalmente aos seus fornecedores. Estando sempre acessível às partes interessadas, periodicamente deve ser revisada para a sua adequação.

Uma política de compra responsável pode ser implementada em etapas, seguindo os seguintes passos:

  1.  Elaboração da política de compra responsável, ou inclusão em políticas já existentes na própria empresa ou em políticas definidas pelo setor;
  2. Comunicação expressa e efetiva da política de compra responsável;
  3. Requerimento do comprometimento dos fornecedores com a política divulgada;
  4. Requerimento de que os fornecedores cumpram integralmente os critérios de compra responsável (aplicação dos critérios como auditoria interna ou avaliação de segunda parte);
  5. Definição de objetivos e metas associados à política de compra responsável.

Procedimentos para a comunicação da política de compra responsável

 

É importante que a política seja comunicada para:

 

COMPRA RESPONSÁVEL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

 

 

Existem diversos mecanismos que podem ser utilizados para comunicação:

 

COMPRA RESPONSÁVEL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

 

 

 

A Implementação de uma Política de Compra Responsável na Indústria da Construção

 

 

__________________

 A Atex mantém uma gestão humanizada e voltada para eliminação dos efeitos nocivos ao meio ambiente em seus processos de fabricação e nos processos construtivos comercializados em todos os países que mantém operações. Além de reduzir o uso de recursos naturais, todos os produtos Atex são recicláveis e reutilizáveis. A organização é responsável por toda a cadeia produtiva da fabricação à reciclagem sem descartar nada no meio ambiente. As fôrmas Atex proporcionam mais ergonomia para os trabalhadores no canteiro de obras, mais produtividade e economia para os construtores. A Atex preenche todos os requisitos para atender à política de compra responsável da sua empresa. Fale com o nosso time e receba toda a documentação.

Ligue: 0800 979 36 11 ou envie um e-mail para formadaobra@atex.com.br

 

A Atex é líder em soluções construtivas com fôrmas para concreto: lajes nervuradas, lajes maciças, vigas, pilares, pilares redondos, paredes de concreto, além de uma linha completa de espaçadores, distanciadores e revestimentos para fachadas, pisos, forros e revestimentos.

Envie o seu projeto e receba um estudo gratuito.

 

Enviar Projeto

 

 

Fonte: https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Guia_de_Compra_Responsavel_2015-1.pdf

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.