Home » Engenharia » Vantagens da parede de concreto moldada in loco

Vantagens da parede de concreto moldada in loco


Quem trabalha no setor de construção civil sabe o quanto o provérbio “tempo é dinheiro” faz sentido. Principalmente, quando o mercado se encontra aquecido, como tem ocorrido desde o início da pandemia no Brasil. Se você pretende aumentar a eficiência e economizar em sua obra, a Atex separou uma dica valiosa para você: a fôrma de alumínio para parede de concreto moldada in loco.

Vale lembrar que além dessas duas vantagens, esse sistema construtivo também possui vários outros pontos positivos. Sustentabilidade, mobilidade, montagem simples, durabilidade, segurança e qualidade são outros aspectos que tornam as fôrmas uma solução atraente. Para entender cada um desses itens em detalhe, confira o texto abaixo.

Velocidade da obra com parede de concreto moldada in loco

O tempo de uma construção pode diminuir em até 50% quando esse sistema monolítico para paredes de concreto é utilizado. Diferente dos métodos convencionais, as fôrmas possibilitam que todas as paredes de um pavimento sejam moldadas em apenas uma etapa de concretagem. Isso ocorre devido à sua estrutura monolítica, que permite que todas as peças se encaixem e se transformem em uma única fôrma para todo o andar. 

Além disso, a NBR 16.055:2012 estabelece algumas normas que também auxiliam na diminuição do prazo da obra. É necessário, por exemplo, que essas paredes já contenham, em seu interior, vãos para portas e janelas, tubulações ou eletrodutos de pequeno porte e elementos de fixação para coberturas.

 

 

 

 

Sustentabilidade

Uma das grandes preocupações das empresas de construção tem sido aliar produção com preservação ambiental. Sendo assim, a modelagem in loco dos projetos arquitetônico pode se tornar uma ótima opção. Afinal, o sistema monolítico para paredes de concreto é capaz de diminuir bastante a quantidade de resíduos gerados em uma construção.

“Essa redução acontece, especialmente, devido à reutilização das fôrmas no decorrer da obra e da inexistência de algumas etapas, especialmente de acabamento. Dessa forma, o canteiro de obras produz menos resíduos, sendo que esta redução pode ser até seis vezes menor quando comparada aos sistemas convencionais”, explica Bernardo Barroso em artigo para o programa de Pós-graduação em Engenharia da UFMG.

Mobilidade

Parar uma via importante de uma cidade para erguer estruturas com guindastes pode resultar em uma baita dor de cabeça. São necessários papéis de liberação, equipes de apoio e vários gastos. No caso da solução de fôrmas de alumínio, tudo pode ser resolvido de forma bem simples. Devido ao tamanho reduzido, os painéis podem ser passados de um piso para o outro através de aberturas na laje.

Montagem simples

De acordo com o artigo de Barroso, a execução de projetos com esse tipo de sistema monolítico “é facilitada pelo fato de não ser necessária a utilização de mão de obra especializada. Os operários, após treinamento específico, passam a atuar como montadores, executando todas as tarefas como armação, instalações, montagem, concretagem e desenforma”, diz.

Durabilidade

A fôrma de alumínio para parede de concreto moldada in loco da Atex, por exemplo, possui ligas de Alumínio 6061 T-6. Feita a partir de uma combinação de Alumínio com Magnésio e Silício, essa é considerada uma das ligas mais fortes do mundo. Além de ter uma boa resistência mecânica, ela também é menos propensa à corrosão. Sendo assim, a fôrma pode ser usada mais de 300 vezes antes de ser descartada.

 

parede de concreto moldada in loco

 

 

Segurança

O setor de construção é apontado como um dos que registram maior taxa de acidentes de trabalho no Brasil. Algumas das principais causas são impactos com objetos, quedas, soterramento ou desmoronamento. Soluções como o de fôrmas monolíticas para parede de concreto não necessitam de remoção de escoras e cabeças de escoras na desmontagem dos painéis de laje, o que diminui bastante o risco de acidentes com colaboradores.

Qualidade

Outro ponto forte da fôrma de alumínio para parede de concreto moldada in loco é a qualidade do produto final. Como os painéis são dimensionados com precisão, o uso desses recursos resulta em acabamentos mais lisos. Sendo assim, não é necessário realizar reboco e reparo depois da concretagem.

 

parede de concreto moldada in loco

Gostou das informações sobre fôrma de alumínio para paredes de concreto moldada in loco? Para saber mais sobre esse e outros sistemas construtivos inovadores não deixe de acompanhar nossos posts semanais.

 

 

 

infografico-parade-de-concreto2

 

 

 

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.