Home » Laje » Conheça o Armador e sua função no canteiro de obras

Conheça o Armador e sua função no canteiro de obras


A Atex valoriza cada um dos trabalhadores dos canteiros de obra espalhados pelo Brasil. Todos eles com formações diferentes, graduações, cursos técnicos ou cursos básicos, fazem projetos virarem realidade.

Alguns deles têm uma importância especial para nós e esse é o caso do Armador de ferros ou Armador de ferros para concreto armado. Neste artigo vamos descobrir como esse profissional é fundamental não só para a obra, mas para cada laje da qual a Atex já fez parte. Vem descobrir com a gente Quem constrói a obra!

O que faz um Armador de Ferro

O Armador é responsável pela montagem de toda a estrutura de ferro que mais tarde receberá os materiais da obra, como, por exemplo, concreto e cimento. Além disso, ele deve estar atento não só a construção do que é o verdadeiro esqueleto da obra, mas, também, às normas técnicas e de segurança em todo o processo. Ele é responsável não apenas pela estrutura das lajes, mas de vigas, pilares e outros tipos de fundação de todo o projeto. Um trabalho que exige não só muita experiência, como cuidado e responsabilidade.

O bom funcionamento do canteiro de obras para segurança do Armador

Os Armadores estão inseridos diretamente no canteiro de obras e para que um canteiro funcione bem, é necessário que um bom planejamento de layout seja feito. Você pode entender mais sobre o assunto no artigo O sucesso da sua obra depende do Layout de Canteiro.

Além disso, para preservar os profissionais da obra, é necessário que a segurança seja levada a sério. Com as diversas tecnologias criadas para melhorar a segurança do canteiro, os armadores são um dos primeiros beneficiados do processo. É importante proteger cada um dos nossos colaboradores que entram em contato direto com a construção da obra. Sem eles, não poderíamos levar adiante projetos de grande importância.

Como se forma um Armador de ferro?

Faltam hoje no mercado Armadores de ferro que tenham experiência ou que possuam cursos e especialização para trabalhar em uma obra. Muitos dos que atuam hoje em dia aprenderam sua profissão com outros armadores e apenas recentemente foram criados cursos de especialização para os profissionais. É possível encontrar hoje em instituições como o SENAI cursos de curta duração voltados aos Armadores de Ferro, mas a maioria ainda continua aprendendo com outros Armadores que já tiveram experiência em obras.

Sua grande importância no canteiro de obras

Sem os armadores, lajes e outros fundamentos não poderiam ser montados. A formação de cada um desses profissionais permite que a construção civil brasileira continue acontecendo. A grande responsabilidade de montar o que irá fazer parte da sustentação de toda a estrutura da obra garante a eles, os armadores, um lugar de destaque entre os profissionais dos canteiros.


São profissões pouco conhecidas, mas de grande importância como a do Armador de ferro que fazem a obra acontecer! É importante reconhecer todos os profissionais que fazem parte ativamente da obra! Por isso, fique atento as novas postagens da Atex sobre cada um destes trabalhadores imprescindíveis.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.