Home » Laje » Como escolher o tipo de laje?

Como escolher o tipo de laje?


As lajes cumprem função primordial em qualquer construção civil. A estrutura dá suporte às paredes e gera a cobertura de tetos e pisos em construções com mais de um andar. Ela proporciona o vencimento de vãos, gerando ambientes espaçosos e promovendo isolamento térmico e acústico no local. Cada um desses fatores irá variar de acordo com o tipo de laje.

Para efeito de comparação basta lembrar de como as casas sem laje, com cobertura de telhas, são geralmente mais quentes e abafadas.

Para entender melhor os diferentes modelos, suas aplicações e quais são ideais para cada obra, o Blog da Atex te ajuda a escolher o tipo de laje perfeito para seu projeto.

Conhecendo os tipos mais comuns de laje

No Brasil, há a predominância em dois modelos macro de execução de lajes: as pré-moldadas e as moldadas in loco.

As pré-moldadas geralmente são estruturas praticamente prontas, apenas montadas na obra. Geralmente utilizam ferragem treliçada, com vigas triangulares. Entre as vigas, são colocadas placas de materiais, que podem variar dependendo do projeto.

As lajes moldadas in loco são constituídas por uma malha de vigas retas lançadas sobre uma forma para serem preenchidas de concreto. Se as fôrmas forem planas, trata-se de uma laje maciça. Caso as fôrmas tenham alvéolos, que se ligam pela mesa de compressão, temos a laje nervurada.

Vamos analisar cada modelo e ver quais são as mais indicadas para cada projeto.

Laje treliçada com cerâmica

Nesse tipo de laje, são instaladas lajotas de cerâmica entre as vigas. Essa montagem é coberta de concreto.

O material permite vencer pequenos vãos com um custo reduzido. As lajotas devem ser conduzidas com muito cuidado no canteiro de obra, já que são pouco resistentes e podem quebrar durante o transporte, a montagem e a concretagem, devido a pequenos choques.

Laje pré-fabricada de cerâmica

Como a resistência do material permite vencer vãos menores e têm um custo menor, essa laje é mais utilizada em obras reduzidas e pouco complexas, como residências pequenas.

Laje treliçada com isopor

A laje pré-moldada treliçada também pode ser executada com peças de isopor. O princípio é basicamente o mesmo da versão com cerâmica, ou seja, treliças de aço preenchidas com concreto e, o no espaço entre elas, entram os blocos de EPS.

O modelo costuma ser implementado em pequenas residências e prédios de pequeno porte. Isso porque essa estrutura, apesar de leve, vence vãos menores. A presença do isopor oferece maior conforto pelo bom isolamento térmico e acústico.

Laje pré-fabricada de isopor

Por ser um material de fácil manuseio, ele torna mais prático a passagem de tubos e instalações elétricas.

Laje maciça

A laje maciça é o modelo de produção mais difundido no país. Moldada na obra, ela é formada por uma malha de vigas de aço preenchidas de concreto. Essa estrutura é posicionada sobre fôrmas ou compensado de madeira.

O modelo é razoavelmente versátil, sendo usado nos mais diversos tipos de construções: de casas a prédios comerciais e residenciais. A principal restrição do modelo é que, por seu alto uso de concreto, a estrutura se torna pesada, o que dificulta o vencimento de vãos maiores.

Laje plana maciça

Assim, outras opções, como laje nervurada ou protendida são geralmente preferidas quando há essa necessidade ou o projeto procura modelos de produção mais econômicos.

Laje nervurada

Também moldadas no local, as lajes nervuradas se diferenciam das maciças pelo uso de fôrmas que contam com nervuras por onde passam as vigas de aço. Essa estrutura é ligada por uma capa de compressão superior à altura das fôrmas. A aparência da laje é alveolar, e garante uma grande economia de materiais (concreto e aço) em comparação à maciça.

Com essa redução de peso, a laje nervurada tem capacidade de vencer grandes vãos. Por esse motivo, foi utilizada por muitos anos em ambientes que deveriam suportar altas cargas, como estacionamentos de shopping em subsolo.

Laje nervurada

Contudo, estilos arquitetônicos e de decoração passaram a explorar a presença do concreto aparente como elemento estético.

Assim, a estrutura ganhou grande espaço em todo o tipo de obra, de empreendimentos comerciais e residenciais de grande porte, obras pesadas, com destaque também para ambientes de contemplação e artísticos como museus, galerias de artes e grandes teatros. Todos ambientes que se beneficiam de vãos livres e espaçosos.

A execução de lajes nervuradas é um processo com alto grau de versatilidade, podendo ser implementado em soluções variadas com vigas faixas, em cogumelo, suportes metálicos, protensão e até mesmo estruturas pré-moldadas.

Yale University Art Gallery - Lajes Nervuradas 02

Suporte para escolha

Mesmo com o conhecimento das diferentes soluções e sabendo quais são as mais indicadas para cada tipo de projeto, ainda assim não é tão simples definir a melhor estrutura. Por isso, é importante procurar um profissional experiente para melhor orientação.

A Atex do Brasil oferece uma consultoria gratuita para os clientes que procuram pelas melhores soluções em laje. Basta entrar em contato e enviar seu projeto para nossa equipe técnica. Após análise dos nossos especialistas, retornaremos com as soluções mais indicadas para sua necessidade.

Solicite sua consultoria gratuita. Será um prazer te ajudar no seu projeto!

admin
Sobre o autor
  1. Lethícia disse:

    Bom dia, referente a laje nervurada pode-se utilizada juntamente com telhado verde??

  2. jeniffer disse:

    Qual tipo de laje indicada pra um prédio de grande porte?

    • admin admin disse:

      Olá Jeniffer!
      Sem dúvidas, a laje nervurada é a melhor opção para prédios de grande porte. Vai gerar economia na fundação, pois a estrutura é mais leve, reduz o consumo de concreto e aço das lajes, aumenta a velocidade dos ciclos de concretagem, reduz o ruído entre os andares, aumenta os vãos livres de garagem e pilotis, e aumenta a área livre dos andares por reduzir o número de pilares.

  3. cristiane de oliveira disse:

    Uma laje de isopor pode fazer uma casa de quantos andares?

    • admin admin disse:

      Olá, Cristiane! Em primeiro lugar, pedimos desculpas pela demora no retorno.
      Uma laje com isopor é uma laje nervurada. Este tipo de laje pode ser utilizada em construções com diversos pavimentos. O que determina uma laje é o vão (distancia entre vigas e/ou pilares) e a carga que ela terá que suportar. Podem ser aplicados vários tipos de laje sendo que, dependendo da característica da obra, uma solução pode ser mais vantajosa que a outra.
      Um profissional da área de cálculo estrutural poderá identificar qual o melhor tipo de laje a ser aplicada. Caso queira, podemos ajudá-la com isso. Podemos fazer um estudo preliminar de seu projeto e te indicar um profissional da área. Caso tenha interesse, favor enviar projeto arquitetônico com posicionamento de pilares em arquivo de autocad (dwg ou dxf) para atex@atex.com.br aos cuidados de Angelo Carisio. Espero que possamos ajudá-la!

  4. paulo roberto borges de lima disse:

    Tenho uma construção habitacional ocupando uma área de 6,20 x 6,80 m, com teto feito com Lajes Volterrana; pretendo construir um espaço de convivência familiar na parte superior ; solicitei opinamento e orçamento a uma empresa de reformas que recomendou a retirada do referido teto (futuro piso) com a colocação de uma cinta e estrutura com tela de 15 cm e concreto; considerei o valor do orçamento muito alto, mas, confesso que não tenho referências do mercado para esse tipo de intervenção; perguntei se existia alguma outra solução de material com menor custo e boas condições de suporte , contudo, não me foram apresentadas alternativas. Gostara de saber se vocês podem me ajudar no caso exposto, pelo que já agradeço a atenção.

    • admin admin disse:

      Olá, Paulo! Tudo bem?
      Primeiramente, pedimos desculpas pela demora no retorno. Vamos à questão!
      Entendemos que você utilizou uma laje apenas para forro do referido vão. Sendo isso, realmente a estrutura que você possui hoje não suportará o peso que pretende com a nova utilização. Existem diversas soluções para a mesma necessidade. Sugerimos procurar a empresa que te vendeu a primeira laje para que eles possam te informar qual a capacidade de carga do produto que adquirido e/ou procurar um profissional da área de estruturas (engenheiro calculista) local para que ele possa avaliar quais as soluções podem atender sua demanda. Dependendo do projeto, certamente as soluções da Atex poderão ser uma excelente opção.
      Esperamos ter ajudado!

  5. Artur disse:

    Olá! Minha casa é feita com tijolos maciços, as tesouras são apoiadas sobre a paredes e não tem laje. Existe a possibilidade de fazer uma laje sem mexer no telhado?

    • admin admin disse:

      Olá, Artur. Tudo bem?
      Para esse tipo de procedimento, sugerimos procurar um profissional experiente para que não haja interferências que possam comprometer a estrutura e a segurança do seu lar.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      • Artur disse:

        Estruturalmente sendo possível, como seria executada a laje mesmo com as tesouras apoiadas na parede?

        • admin admin disse:

          Artur, bom dia.
          Infelizmente, para fazer a laje você terá que remover o telhado. Como sua casa foi feita em cima de tijolos maciços, provavelmente é uma construção mais antiga. Assim, é necessário verificar se há colunas de sustentação e cinta de amarração. Outro ponto é saber qual o tipo de fundação utilizada em sua construção para saber se suportará a carga adicional da laje. Nossa sugestão é procurar um profissional da área em sua região para que ele possa avaliar melhor a situação no próprio local. Outra opção é, se você busca conforto acústico e térmico, é fazer forro de gesso com placas acartonadas com manta de isolamento. Pode ser que saia mais barato e talvez não seja necessário remover o telhado.
          Estamos à disposição.

  6. Roseli Teixeira Marcon disse:

    Estou comprando um imóvel que no andar superior NÃO tem laje (teto), somente telhas, dos 4 comodos existente no andar, 02 deles o proprietário anterior colocou a manta sob as telhas, fazendo o forro em PVC no banheiro ele fez laje com lajotas, e na hall de entrada final da escada esta sem nada, gostaria de saber neste caso, qual o tipo mais recomendado para eu finalizar tudo por igual??? tenho fotos se desejar posso enviar

    • admin admin disse:

      Roseli, tudo bem? Se já foi aplicada lajotas em uma parte, sugerimos manter o mesmo tipo de laje. Lembrando que as obras sempre devem ser acompanhadas por um profissional da área de engenharia.

  7. Jailson Silva disse:

    Oi,qual das Lajes e mais em conta pra um duplex de 5×4?

    • admin admin disse:

      Olá, Jailson, Tudo bem? Atualmente contamos com mais de 120 geometrias possíveis. Dessa forma, seria interessante que nos enviasse seu projeto arquitetônico com posicionamento de pilares para que possamos identificar qual a geometria atenderá melhor o seu projeto? O projeto pode espaçar os pilares ao máximo a fim de gerar a melhor configuração arquitetônica, pois a laje nervurada tem a característica de vencer grandes vãos com muita economia. Este serviço é completamente GRATUITO e sem compromisso. Basta nos informar seus contatos para que possamos entrar em contato para entender sua real necessidade. Atenciosamente, Equipe Atex.

  8. Rui Vieira disse:

    Olá. Vi a promessa de que o sistema nervurado economizaria 40% em aço e concreto, mas isto em relação a laje maciça, correto? E quanto a comparação com a laje treliçada? No meu caso, estamos construindo um salão de festas com 8 metros de vão livre por 27 de comprimento. Sobre esta laje terá duas casas de um pavimento, uma do lado da outra, cada uma ocupando metade desta laje. No projeto os pilares do salão ficam a 3 metros um do outro, num total de 9 pilares de um lado do vão e 9 do outro lado. Sobre cada par de pilares tem uma viga que vence o vão livre de 8 metros. Cada viga com 70cm de altura, sendo 20cm engasgado na laje e 50cm de viga aparente. Pé direito de 3,5 metros, o que fica na prática 3 metros se optarmos por por forro para encobrir as vigas. Num orçamento que fiz, só de armaduras desde as estacas, baldrame, blocos, pilares, até as vigas de sustentação da laje, ficou R$ 25.000 de armaduras. Já a laje treliçada ficou 10.500 reais só a estrutura sem concreto. As vigotas seriam de três metros e se apoiariam entre as vigas de 8 metros. E aí, de quanto seria em média a economia em média se optar pela laje nervurada no meu caso?

  9. Rui Vieira disse:

    Olá. Vi a promessa de que o sistema nervurado economizaria 40% em aço e concreto, mas isto em relação a laje maciça, correto? E quanto a comparação com a laje treliçada? No meu caso, estamos construindo um salão de festas com 8 metros de vão livre por 27 de comprimento. Sobre esta laje terá duas casas de um pavimento, uma do lado da outra, cada uma ocupando metade desta laje. No projeto com laje treliçada, os pilares do salão ficam a 3 metros um do outro, num total de 9 pilares de um lado do vão e 9 do outro lado. Sobre cada par de pilares tem uma viga que vence o vão livre de 8 metros. Cada viga com 70cm de altura, sendo 20cm engasgado na laje e 50cm de viga aparente. Pé direito de 3,5 metros, o que fica na prática 3 metros se optarmos por por forro para encobrir as vigas. Num orçamento que fiz, só de armaduras desde as estacas, baldrame, blocos, pilares, até as vigas de sustentação da laje, ficou R$ 25.000 de armaduras. Já a laje treliçada ficou 10.500 reais só a estrutura sem concreto. As vigotas seriam de três metros e se apoiariam entre as vigas de 8 metros.

    Considerado o meu projeto atual, com laje treliçada, de quanto seria em média a minha economia em armaduras e concreto se optar pela laje nervurada no meu caso?

    • admin admin disse:

      Olá, Rui. Tudo bem? Podemos fornecer informações para que possa ser feita uma comparação de custos, mas para isso precisamos dos projetos arquitetônico em dwg com posicionamento de pilares para que possamos fazer uma sugestão e também do projeto estrutural já pronto. Ao posicionar os pilares no projeto arquitetônico pode espaçar os pilares ao máximo para atender à melhor configuração do projeto. Por gentileza, informe seus contatos para que nosso comercial responsável pela sua região possa entrar em contato. Atenciosamente, Equipe Atex.

  10. PASCHOAL BRAGA disse:

    Preciso vencer vão de 18 m x 25 m, tem algum sistema de laje para tal ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.