Home » Laje » Mito sobre desempenho acústico: Saiba como isso tem atrapalhado construtores na redução de custos da obra

Mito sobre desempenho acústico: Saiba como isso tem atrapalhado construtores na redução de custos da obra


O conforto acústico das edificações habitacionais é uma das principais preocupações na construção civil. Desvendamos o mito que a laje nervurada não atende a norma NBR 15575: resultado de ensaio técnico demonstra que desempenho acústico da laje nervurada foi superior ao da laje maciça. 

 

Na hora da escolha dos materiais e processos para uma obra, é importante que atendam às normas técnicas, apresentando qualidade e menores custos. Porém, um mito sobre desempenho acústico tem um impacto negativo na redução de custos e trava o aumento de produtividade das obras. O mito é “a  laje nervurada não atende a NBR 15575”. Para desvendar, realizamos ensaios técnicos que comprovam o real desempenho da laje nervurada, que atinge níveis muito satisfatórios. Acompanhe os métodos utilizados e resultados das medições acústicas:

 

Metodologia

A norma técnica prevê o ruído em decibéis (dB) que pode ser ouvido entre um apartamento e outro. As medições acústicas de som aéreo entre pisos e som de impacto entre pisos foram realizadas pela Consultare, laboratório de desempenho acreditado pelo Inmetro.

ensaio técnico desempenho acústico atex
A comparação foi feita entre uma laje nervurada com capa de concreto 7,5 cm contrapiso, piso de madeira com acabamento e laje maciça de concreto de 16 cm com camada de contrapiso e piso vinílico colado.

 

Ensaios de som aéreo entre pisos e ruído de impacto

Neste ensaio, a medição foi feita entre apartamentos, um como fonte emissora (piso superior) e o outro como ambiente receptor (piso inferior). Simulamos através de equipamentos de som, uma música alta para saber se incomoda o morador do andar inferior.
Nas mesmas condições da medição de som aéreo entre pisos, o ensaio de ruído de impacto simula uso de salto alto ou algo que caia no chão no piso superior.

 

A laje nervurada apresenta melhores resultados e atende à norma

 

medição de desempenho acústico da laje nbr 15575

 

Enquanto a laje maciça atinge o desempenho mínimo, a laje nervurada Atex apresenta desempenho melhor, atingindo o nível intermediário. Ou seja, se a laje fosse de 10 – 12 cm de espessura, que são as mais utilizadas, o desempenho seria ainda melhor.
Para acessar o resultado completo e entender mais sobre a NBR 15575, baixe o nosso ebook gratuito.

 

Mais vantagens da laje nervurada

 

Leia também: NORMAS PARA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: SAIBA QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA LAJES NERVURADAS

 

Além dos estudos e normas técnicas, a Atex se preocupa com o meio ambiente. O uso das Fôrmas Atex reduz o consumo de concreto e aço, o consumo de água e a emissão de CO2 pela eliminação de madeira.
Agora que você já conhece o desempenho acústico da laje nervurada e todas as vantagens, conheça a solução que pode ajudar a reduzir até 40% o consumo de concreto e aço da obra.

Se quiser fazer um estudo sem custo da Laje Atex, envie uma mensagem. Preencha os campos abaixo e anexe o projeto.

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.