Home » Datas Especiais » Engenheiro de Estruturas e o seu importante papel na construção civil

Engenheiro de Estruturas e o seu importante papel na construção civil


Durante a execução de um projeto, diversos profissionais são envolvidos no processo. Desde os primeiros cálculos de orçamento até a construção propriamente dita… Lembre-se que não são apenas engenheiros civis e arquitetos que tornam o que está no papel, realidade. Na nova série de artigos da Atex, dedicamos esse pequeno espaço para informar sobre os profissionais essenciais para a área da construção civil que recebem pouca atenção. Descubra aqui quem constrói a sua obra!

O primeiro profissional do qual vamos falar se dedica a parte do projeto. Sem ele, as obras não teriam cálculos seguros e projeções concretas de como funcionam na sua construção. O Engenheiro de Estruturas é parte fundamental de todo projeto seguro e bem constituído.

Quem e como se forma o Engenheiro de Estruturas?

É de conhecimento comum que um estudante de engenharia civil pode, após a entrada na graduação, seguir diferentes áreas no mercado da construção. Uma delas é a da Engenharia de Estruturas. Mas qual o caminho correto para se tornar especialista nessa modalidade?

O primeiro passo é sempre estar atento a matérias que envolvam ferramentas computacionais da engenharia, tais como softwares de cálculos, e matérias que estudem as próprias estruturas, como, por exemplo, Análise Estrutural, Concreto Armado, Desenho Estrutural e Resistência dos Materiais. Investir em cursos fora da graduação também deve estar entre as prioridades dos futuros engenheiros estruturais.

Após o término da graduação, especializações podem ser exigidas, por isso, invista na sua educação e carreira fazendo uma extensão na área estrutural para ingressar bem nesse concorrido mercado.

Evolução constante do profissional

Sim, o mercado da engenharia estrutural, apesar de pouco falado fora do âmbito da construção civil, é muito pretendido.  Além disso, o mercado da engenharia civil está sempre mudando e se aperfeiçoando, com novos materiais e, claro, novos tipos de estruturas. Isso faz com que ele exija uma constante evolução por parte dos profissionais que o almejam.

A atenção do profissional a constante transformação do mercado é outro item que não pode ser perdido.

Por isso, não ache que é apenas na graduação que o engenheiro de estruturas se preocupará com cursos, palestras e outros tipos de especializações… Essa busca pelo conhecimento o acompanhará por toda a vida profissional. Ela é necessária para que o engenheiro se mantenha atualizado com toda a sua área e sempre tenha em mente novas soluções eficazes para os seus projetos.

Pelo quê o Engenheiro Estrutural é responsável?

Mas pelo quê exatamente o engenheiro de estruturas é responsável durante toda a obra? Ele faz apenas os cálculos envolvidos no projeto? Por qual razão ele é tão importante e tão requisitado em qualquer projeto de construção civil?

  • Construção de todo o esquema de estruturas: Nessa primeira elaboração do esquema estrutural, o engenheiro irá montar de maneira simplificado e com a ajuda de softwares da engenharia um primeiro projeto dos elementos da obra.
  • Cálculo de deformações, esforços e cargas: A partir do primeiro projeto simplificado pronto, o profissional deve começar os cálculos da obra. Não só deve o engenheiro calcular o peso dos materiais, mas todas as ações que podem ocorrer sobre ele.  Bons exemplos são a incidência de neve (se houver), chuva e vento. Além disso, existem normas de segurança a serem seguidas que devem ser conhecidas por todo o engenheiro estrutural. Claro que para ajudar na tarefa de cálculos foram criados diversos aplicativos e softwares de engenharia. Mas o profissional deve ter pleno conhecimento de como utilizar essas ferramentas ao seu favor. Para conhecer alguma dessas ferramentas, clique aqui e seja redirecionado para a postagem 10 APPS PARA ENGENHARIA CIVIL
  • Cálculo e definição dos elementos estruturais: Após a definição de quais forças irão agir diretamente na obra, chega a hora de saber quais materiais devem ser usados. A escolha dos materiais da obra devem estar em consonância não só com o orçamento, com o tempo e com os cálculos iniciais do projeto, mas também com toda a imagem que a obra e os seus elementos irão passar para quem a vê de fora.
  • Desenhos de detalhamento do projeto: Por fim, chegamos ao desenho final da estrutura da obra. Ao contrário do primeiro projeto, este deve conter o máximo de detalhes possível. Todos os cálculos, materiais e estruturas necessárias devem estar presentes.

O Engenheiro de Estruturas é responsável por grande parte da segurança de toda a obra. Essa profissão é tão importante que possui um dia no calendário nacional exclusivamente para si. O Dia do Engenheiro Estrutural é comemorado em 4 de Maio e é uma homenagem para todos esses profissionais essenciais.

Ficou interessado em mais especializações da área da construção civil? Conheça mais sobre elas acompanhando nossos conteúdos aqui, no blog da Atex, e em todas as nossas outras redes sociais!

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.