Home » Laje » Engenheiro de Infraestruturas: Conheça mais sobre esta área!

Engenheiro de Infraestruturas: Conheça mais sobre esta área!


Muitas vezes, durante nossa estada na graduação de engenharia civil ou até mesmo após essa época, já durante a nossa carreira, nos deparamos com áreas correlatas que tiveram recente destaque na construção civil.

A área de engenharia de infraestruturas é uma dessas áreas.  Em 2010 foi publicado pelo Governo Federal um documento intitulado “Brasil 2022” com metas para o desenvolvimento do País nos próximos cem anos. Além do âmbito econômico, social e político, a melhoria da infraestrutura nacional foi um dos pontos discutidos.

A nossa área está em constante evolução e sempre surgem diferentes soluções para suprir novas necessidades. E foi isso que aconteceu com a Engenharia de Infraestruturas. Vamos descobrir neste artigo quem são os profissionais que atuam nessa área.

Entendendo a área de Engenharia de Infraestruturas

Antes de entrarmos no que estuda essa área é importante entender do que se trata o termo Infraestrutura. No caso, a infraestrutura da qual nos referimos são os diversos sistemas que fazem parte de uma área urbana, na qual serão construídas edificações.

Esses sistemas podem ser de transporte, de saneamento básico e até mesmo de fornecimento de energia. Todos eles são considerados infraestruturas civis, municipais e, portanto, obras públicas. Além disso, todos fazem parte essencial de qualquer área e obra urbana. É daí que vem a necessidade de um profissional dedicado ao estudo e estruturação desses sistemas.

Como um país em evolução, é natural que o Brasil invista cada vez mais em infraestrutura de transportes e de obras públicas. E isso torna imprescindível que o engenheiro de infra estruturas exista e seja formado para atender a crescente demanda no mercado.

Como se forma um engenheiro de infraestrutura?

Agora que entendemos um pouco mais essa área da engenharia, vamos falar sobre como se tornar um engenheiro infraestrutural. Essa é uma especialização da engenharia civil? Existe um curso ou MBA para seguir a carreira?

É possível se tornar um engenheiro de infraestrutura seguindo uma graduação de engenharia civil e se especializando em matérias que envolvam projetos públicos e mobilidade urbana. Mas, com o avanço da área de engenharia de infraestruturas, já existem cursos de graduação inteiramente voltados para a formação do profissional que cuidará dessas obras grandiosas e que envolvem toda a população de uma cidade ou até mesmo do país.

Nessa graduação, o estudante terá matérias como Impactos Ambientais em Transportes, Engenharia de Tráfego, Desenho técnico aplicado a infraestrutura, que são completamente voltados à construção pública, e outras matérias que já vimos em especializações da área de engenharia civil  como Mecânica dos Sólidos, Materiais de Construção, Topografia e matérias que envolvem o aprendizado de softwares e aplicativos de engenharia. Se quiser conhecer algum deles de antemão, visite nosso artigo 5 SOFTWARES PARA FACILITAR O SEU TRABALHO NA ENGENHARIA CIVIL

O que faz um engenheiro de infraestrutura?

Um engenheiro de infraestrutura pode ser responsável por planejar, projetar e executar uma série de obras de grande porte e que envolvam o âmbito público e urbano. Dentre essas funções estão até mesmo o estudo de solos e o planejamento de obras para a melhor utilização da infraestrutura local.

  • Estudo, projeção e execução de obras de saneamento básico;
  • Planejamento de Recursos Hídricos;
  • Planejamento de mobilidade urbana;
  • Estudos de viabilidade ambiental da obra;
  • Estudos de engenharia de tráfego urbano
  • Projetos viários;
  • Planejamento da infraestrutura no que tange o alicerce de uma edificação.

O Engenheiro de Infraestruturas é parte essencial não apenas de uma obra, mas de um conjunto de soluções que farão parte de todos os projetos de uma cidade. Sua profissão é essencial não apenas para que as construções civis urbanas aconteçam, mas para que tudo se encaixe bem no plano gigante de uma capital ou de uma cidade em crescimento.

Gostou da postagem?  Continue acompanhando nossas redes sociais para muitas outras matérias interessantes sobre as profissões que fazem parte da construção civil brasileira.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.