Home » Laje » O caminho da inovação na construção civil

O caminho da inovação na construção civil


Pessoas utilizando novas tecnologias em um projeto, demonstrando a inovação na construção civil

Atualmente, vivemos cercados pela tecnologia. A inteligência artificial, realidade virtual, impressão 3D, drones e inúmeros aplicativos que facilitam nossas vidas vêm mudando o cenário da construção ao longo dos anos, auxiliando desde a criação do projeto até o momento de apresentação e venda do empreendimento. E se o desenvolvimento tecnológico mantiver o ritmo atual, podemos esperar muitas outras inovações dentro de pouco tempo.

Aqui no nosso blog, já falamos sobre algumas delas, como o bio-concreto e o smart concrete, e também indicamos aplicativos para engenheiros e para estudantes de engenharia. Estamos sempre atentos e conectados para te manter atualizado sobre as tendências do setor.

Antes de chegarmos nesse ponto, que tal conhecer um pouco mais sobre o conceito de inovação?

Afinal, o que é inovação?

imagem ilustrativa mostrando subjetivamente como surge a inovação

Segundo o dicionário, inovação é “1. ação ou efeito de inovar” ou “2. (Por extensão) aquilo que é novo, coisa nova, novidade”.

Vista apenas dessa forma, talvez seja comum pensar na inovação como algo “fora da curva” – uma ideia excepcional capaz de causar uma grande revolução, mas não precisa ser necessariamente assim. Inovar pode ser simples como, por exemplo, uma proposta que gere melhoria – mesmo que mínima – aí no seu trabalho.

Dito isso, precisamos compreender que o conceito de inovação é amplo e pode ter distintas definições, dependendo da sua aplicação, benefício ou grau, mas não vamos entrar nesses detalhes aqui.

É importante lembrar que a essência da inovação está ligada à solução de um problema ou à invenção/melhoria de algo (produto, serviço, processo ou metodologia) com o propósito de obter um resultado mais satisfatório do que os já existentes.

Partindo desse princípio, fica claro que todos nós podemos inovar! Agora, só falta pensar em como podemos contribuir para criar um cenário ainda mais evoluído em cada um dos aspectos de nossas vidas, profissões e mercados.

A seguir saiba qual tem sido o papel das empresas, ao longo dos anos, para que a nossa realidade se tornasse exatamente o que ela é hoje.

Participação empresarial para um mercado mais inovador

Ilustração subjetiva do processo de inovação nas empresas

Em 2018, o Brasil subiu quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI), atingindo a 64ª posição entre os 126 países analisados nesse ranking.

Para Soumitra Dutta, um dos editores do IGI e professor da Universidade de Cornell, o melhor resultado obtido pelo nosso país se deve não somente aos investimentos do governo, mas também à participação das corporações em busca novas soluções para o mercado.

Inovar tem se tornado uma necessidade cada vez mais presente entre os empresários e novos empreendedores. Isso porque o mercado está muito mais competitivo e consciente.

O cenário atual é globalizado, economicamente instável e com forte concorrência. Para sobreviver nesse meio é preciso ofertar, além de qualidade, produtos e serviços que sejam mais eficientes, com melhor custo-benefício e que ainda gerem o menor impacto possível ao meio ambiente. Esse é um verdadeiro desafio para as empresas, incluindo as do ramo da construção civil, que até pouco tempo atrás ainda era considerado um setor engessado.

É aí que a inovação entra em cena. Otimizar ou criar novos processos, produtos, serviços ou, até mesmo, desenvolver um novo modelo de negócios pode garantir a sobrevivência diante desse cenário. Apesar do setor construtivo ainda ser um dos que possuem o menor índice de inovação, com um percentual de inovação abaixo da média da indústria nacional (35,7%), chegando a apenas 29,6%, é nisso que as empresas inteligentes têm apostado.

Por outro lado, também existem empresas que já nasceram inovadoras e a Atex é uma delas. Em seus 28 anos de atuação, o que não faltam são novas propostas que impactam diretamente nos processos construtivos, oferecendo melhorias significativas como mais economia, produtividade, agilidade e sustentabilidade para as obras.

Conheça um pouco da nossa história!

28 anos de inovação – O que a Atex tem feito pela construção civil?

O que a Atex, a construção civil e a inovação têm em comum?

A resposta é fácil: o objetivo de transformar o mundo por meio de soluções cada vez mais sustentáveis, produtivas, ágeis e econômicas.

Em nossos 28 anos de existência, sempre fomos norteados por esse pensamento. O resultado disso você pode ver nesse vídeo:

_________________________________________________________________________________

Gostou desse conteúdo? Então, fique conectado ao nosso blog, pois sempre divulgamos as tendências da área e ótimas dicas para ajudar você na sua obra.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.