Home » Laje » O grande papel do Engenheiro de Custos

O grande papel do Engenheiro de Custos


Chegamos a mais um participante essencial da construção civil e que te ajuda não só na economia e sustentabilidade dentro do canteiro, mas, também a cumprir prazos a risca e calcular possíveis erros na execução do planejamento. Hoje vamos falar um pouco sobre o Engenheiro de Orçamento, também conhecido como Engenheiro de Custos. Venha conhecer com a gente Quem Constrói a Obra!

Engenharia de Custos: uma área que a sua obra precisa!

Não só o profissional engenheiro de orçamentos é pouco comentado na construção civil, mas toda a área de engenharia de custos não recebe a atenção devida. Por isso, antes de falarmos do profissional propriamente dito, vamos entender um pouco melhor sobre o que trata a grande área da Engenharia de Custos.

Uma das maiores preocupações quando se começa uma obra são os custos e os prazos a serem cumpridos. Afinal, ocupar espaços com canteiros por mais tempo do que se planejou geram custos altíssimos e a falta de material ou o seu desperdício também afeta e muito a economia da obra. É para resolver estes problemas que a engenharia de custos foi criada. Cuidar da gestão financeira das obras para que tudo ocorra 100% bem durante todo o projeto.

Como se forma um engenheiro orçamentista/de custos?

Após falarmos um pouco sobre a área geral do engenheiro orçamentista, vamos nos direcionar ao profissional que ocupa essa área. Como no caso do engenheiro de estruturas, não existe uma graduação em engenharia de custos, mas especializações. É interessante unir tanto o aprendizado em engenharia civil quanto ensinamentos da área de administração.

Procure cursos que te dêem embasamento nessas duas áreas. Além disso, procure especializações e MBAs que possuam certificado da ICEC (Conselho Internacional de Engenharia de Custos). Este é o órgão responsável pela regulamentação da área em todo o mundo.

Na graduação e em cursos fora da faculdade, opte por matérias como gerenciamento de obras, gestão de contratos e pleitos, avaliação econômica e estimativa de custos.

No que o engenheiro de custos atua na obra?

Mais do que apenas preparar planilhas com orçamentos e verificar o preço das coisas, o engenheiro de custo/orçamento se preocupa com toda a parte administrativa do empreendimento. Além disso, ele é o responsável por propor soluções econômicas e que supram a necessidade do projeto. Quando acontecem imprevistos ( ocorrências comuns em obras mesmo com um planejamento bem feito ) é ele o profissional responsável por sugerir soluções rápidas e econômicas para a superação do problema. Ele atua também nas seguintes atividades:

  • Levantamento quantitativo da obra;
  • Elaboração de orçamentos;
  • Propostas para o melhor desenvolvimento econômico do empreendimento;
  • Análise de viabilidade econômica da obra;
  • Controle de mudanças, caso haja imprevistos para controlar a situação de maneira mais econômica possível;
  • Controle de taxas de seguros;
  • Controle do pessoal, pagamento de salários, benefícios e etc.
  • Controle de Transporte.

00

Como ele afeta a sua obra?

Por fim, o engenheiro de custos é importante para que a obra siga um planejamento eficaz e de forma mais econômica e organizada possível. Sem este profissional, os investidores poderiam acumular gastos enormes e sem necessidade. Sabemos como é importante tornar o projeto de uma edificação o mais sustentável e barata possível sem alterar a sua qualidade final. E para isso, conte sempre com um engenheiro de custos.


Comemoramos o Dia do Engenheiro de Custos em 27 de Maio. Lembre-se sempre de que sem este profissional as obras se tornariam muito caras e soluções para que sua qualidade fosse mantida com o menor preço não seriam possíveis.

Se você está gostando da série de postagens Quem constrói a obra, continue acompanhando e descubra mais sobre estes grandes profissionais que fazem parte da rotina do canteiro de obras.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.