Home » Materiais » Smart concrete – conheça o concreto inteligente

Smart concrete – conheça o concreto inteligente


As inovações desenvolvidas pela engenharia de materiais têm oferecido uma série de novidades para a indústria da construção. Novos tipos de concreto aparecem como uma das grandes novidades para construtoras e engenheiros. Aqui no Blog da Atex, já falamos sobre o Concreto de Ultra-Alta Resistência, mais conhecido pela sigla em inglês UHPC. Hoje, conheceremos mais sobre o smart concrete, o concreto inteligente!

tudo sobre smart concrete, o concreto inteligente

O que é?

O smart concrete é um material capaz de monitorar os níveis de estresse pelos quais a estrutura passa, prevendo de forma antecipada a formação de rachaduras. Essa propriedade é conquistada por meio de pequenas fibras de carbono que são incluídas na mistura do material.

O que o smart concrete oferece?

Essa capacidade de oferecer informação ao construtor é a principal novidade do material, mas não é só isso. Na presença de falhas estruturais, o material aumenta sua resistência elétrica. Isso é monitorado por meio de sondas aplicadas ao concreto. Essas sondas enviam informações que podem ser acompanhadas via apps mobile.

O material foi desenvolvido pela doutora Deborah Chung, na Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo, nos EUA.

Além de antecipar falhas estruturais naturais em estruturas de concreto como diques, represas e túneis, o material também pode ser usado para detectar terremotos e monitorar fluxo de trânsito e ocupação de edifícios.

Aplicações

Como toda nova tecnologia, o material passou recentemente por uma longa fase de testes laboratoriais, com aplicações em obras ainda limitadas ao mercado norte americano.

 

O material tem uso semelhante ao concreto armado tradicional – obras gerais da indústria da construção pesada e civil. Com a possibilidade de monitorar a resistência do concreto, a  tecnologia também permite analisar objetivamente quais as misturas mais eficientes para cada obra.

Assim, chega-se não somente a uma prevenção de problemas, mas também a uma maior economia conquistada com menores gastos com manutenção, previsão de acidentes e muito mais segurança para bens materiais e, principalmente, vidas.

admin
Sobre o autor
  1. Nabel antonio de santana disse:

    E com imensa alegria que vejo esse projeto seguir adiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.