Home » Sustentabilidade » Dicas para prevenir acidentes de trabalho na sua obra

Dicas para prevenir acidentes de trabalho na sua obra


Às vésperas do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado no dia 27/07, aproveitamos a ocasião para lembrar da importância de manter um ambiente saudável no canteiro de obras.

A data remete à publicação das portarias 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972, que criaram o Programa Nacional de Valorização do Trabalhador (PNVT) e a regulamentação do serviço especializado em segurança, higiene e medicina do trabalho, respectivamente. Na época, o Brasil registrava 1,7 milhão de acidentes por ano, com 40% dos trabalhadores envolvidos em lesões.

Segurança no Trabalho

Mais de 40 anos passados, o cenário ainda não é o ideal. Em 2016, o país foi o quarto com mais acidentes registrados. Em 2017, o Ministério Público do Trabalho apontou 574.050 acidentes, leve queda em relação aos 585.971 do ano anterior, mas que ainda evidencia uma situação problemática.

Segurança do trabalho no mundo

Não é só no Brasil que os números preocupam. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que todos os anos 2,3 milhões de pessoas morrem e mais 300 milhões são feridas em decorrência de acidentes de trabalho. Cerca de 2,02 milhões das mortes são decorrentes de doenças ocupacionais.

Além das perdas humanas, que incluem mortes, incapacitações e danos irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas em R$ 200 bilhões, cerca de 4% do PIB brasileiro.

Prevenção de acidentes

Como em qualquer outra questão relacionada à saúde, a prevenção é o melhor remédio. Por isso reunimos algumas dicas para garantir processos mais seguros no seu canteiro de obras. São cuidados básicos que vão ajudar a evitar imprevistos e situações de risco à sua empresa.

Uso correto de EPIs

É indispensável o uso dos Equipamentos de Proteção Individual corretos para cada atividade. Toda empresa é obrigada a fornecer, sem custos ao trabalhador, todos os equipamentos necessários, sejam eles botas, óculos de proteção, cinturão paraquedista ou capacetes.

E por falar em capacetes…

O significado das cores dos capacetes

É sempre bom lembrar que na construção civil, as cores dos capacetes identificam diferentes funções na obra. Então confira a lista abaixo e não se perca!

Capacete Branco ou Cinza: Engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra, encarregados;

Capacete Azul: Pedreiros;

Capacete Verde: Serventes, operários, armadores;

Capacete Vermelho: Bombeiros, carpinteiros

Capacete Laranja: Eletricistas;

Capacete Marrom: Carpinteiros, Visitantes;

Capacete Preto: Operador de máquinas, técnicos em segurança do trabalho;

Capacete Amarelo: Visitantes.

Cores capacetes

Atenção a todo instante

Um ambiente de obra é, por natureza, de risco. Há vários objetos pesados, perfurantes, que podem estar posicionados no chão ou sobre outras superfícies suspensas em diferentes alturas.

Por isso, não deixe a rotina amenizar os cuidados e a atenção nas suas atividades. Siga sempre os procedimentos de segurança, desde as atividades corriqueiras até as que envolvam maior risco.

Organização do canteiro de obras

Este é um tema muito abordado no Blog da Atex. O canteiro de obras é de extrema importância para vários aspectos da obra, e para a segurança não seria diferente.

Um ambiente bem planejado, limpo e organizado pode garantir atividades mais fáceis. Com locais de armazenamento, descarte, trânsito e fluxo de materiais bem organizado, as atividades são mais fluidas e a incidência de sinistros é reduzida.

Treinamento constante

Para seguir os procedimentos de segurança, é indispensável que a empresa realize treinamentos periódicos de segurança. Mais do que conhecer as práticas, é importante que a equipe já tenha tido contato com as situações de risco em simulações, para que possam aprender de fato os processos corretos, ainda que em ambiente controlado.

Essa preocupação constante, além de garantir o ambiente seguro, gera mais valor de marca e credibilidade para a empresa. Esse ambiente cria satisfação nas equipes envolvidas, o que pode gerar mais produtividade.

É importante que toda empresa tenha sua CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA é formada por representantes de diferentes setores da empresa que agem em prol da segurança do trabalho, estabelecendo regras, acompanhando o desempenho de metas e promovendo a capacitação.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.