Home » Tecnologia da construção » 5 apps essenciais para estudantes de engenharia

5 apps essenciais para estudantes de engenharia


O boom da tecnologia móvel no século XXI impactou diretamente o modo como a sociedade se relaciona e se informa, e, além disso, essas tecnologias modificaram uma série de atividades cotidianas. Assim, hoje vamos apresentar alguns apps móveis que podem facilitar muito a rotina de estudantes de engenharia.

Os hábitos de estudo certamente foram muito modificados com o advento dos smartphones. Quem se formou antes de 2010, quando os aparelhos começaram a se popularizar no Brasil, provavelmente não sentiu a influência nos estudos. Hoje em dia, porém, a dinâmica das salas de aula e nas atividades foi completamente alterada com essas tecnologias.

Colegas compartilham resoluções de exercícios, enviam áudio informando e tirando dúvidas, mas isso é só a ponta do iceberg. Existem soluções muito mais rebuscadas que podem auxiliar – e muito – os estudos de algumas das principais disciplinas da engenharia.

Vamos conhecer algumas delas! =)

Wolfram Alpha

Aplicativo Wolfram Alpha

O Wolfram Alpha é conhecido como o melhor amigo do aluno de Cálculo! Afinal, o contato inicial com limites, derivadas e integrais pode ser traumático e nada como um site que apresente as soluções passo a passo, traçando até mesmo os gráficos das funções em questão.

Ele conta com versões pagas para Android e iOS (cerca de R$10 cada versão), mas o acesso ao site gratuito é otimizado para dispositivos móveis. Os usuários do sistema do Google ainda podem baixar o aplicativo gratuitamente por meio da loja de aplicativos da Amazon, a AmazonAppstore.

MyScriptCalculator

Ainda nas disciplinas de cálculo e álgebra, o aplicativo MyScriptCalculator é uma ótima solução para quem precisa de uma ajuda rápida na resolução de cálculos.

A interface do app é a mais direta possível, emulando uma folha em branco. Com o dedo, você escreve os cálculos que deseja e o aplicativo transforma sua escrita para caracteres em fontes digitais. Após reconhecer a expressão solicitada, o app realiza o cálculo.

Ele soluciona de operações simples a cálculos avançados, envolvendo √, x, | X |, ℯ x, xy, x2, expressões de trigonometria (cos, sin, tan, acos, asin,atan), logaritmos, constantes etc.

Disponível para Android e iOS.

AutoCAD Mobile

A nova versão do antigo AutoCAD 360 é uma das ferramentas mais usadas por profissionais da área, por isso, é importante que estudantes dominem linguagens como CAD e BIM o mais rápido possível.

Com ele, é possível visualizar, criar e editar desenhos com todas as facilidades dos dispositivos móveis. Assim, é possível realizar medições in loco e registrá-las no projeto sem precisar voltar ao escritório. O aplicativo facilita a apresentação dos desenhos e permite atualização de documentos off-line, sincronizando as alterações quando estiver on-line novamente.

O AutoCAD Mobile conta com opções gratuitas ou assinaturas mensais e anuais.

Disponível para Android e iOS.

GraphPad R7

O GraphPad Pro é uma ferramenta que permite realizar um desenho técnico diretamente na escala desejada. Exclusivo para iPad, o aplicativo funciona como se espera de um tablet: basta fazer as linhas dos projeto com os dedos que o app reajusta em formas retas, dentro da escala.

Além das linhas, o aplicativo pode ser configurado com formas complexas de forma ágil, permitindo que escopos de projetos sejam desenvolvidos rapidamente. Isso pode agilizar tanto a resolução de atividades como auxiliar profissionais na apresentação de layouts para vendas.

O GraphPad está disponível somente para iPad.

Concrete Mix Design

O Concrete Mix Design é um aplicativo que ajuda a projetar as misturas de concreto, com uma calculadora para as quantidades de cimentos e agregados.

O app é voltado para estudantes de engenharia civil a técnicos, engenheiros e empreiteiras para realizar o design da mistura. Com ele, é possível prever um concreto que use múltiplos agregados.

A forma de usá-lo é simples: basta selecionar as condições do ambiente da obra, e escolher se será usado concreto armado ou simples, o tipo de cimento, os agregados grosseiros, finos e demais aditivos.

O app é exclusivo de Android.

E não são apenas os estudantes que contam com essas opções. Fizemos também uma lista de 10 aplicativos voltados para os profissionais da engenharia.

Aproveite a leitura!

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.