Home » Tecnologia da construção » 5 dicas para aumentar a economia e a eficiência na construção civil

5 dicas para aumentar a economia e a eficiência na construção civil


economia-eficiencia-na-construcao-civil

Reduzir custos, aumentar a produtividade, entregar os projetos antes do prazo e conquistar a satisfação total dos clientes, esse deve ser o sonho de todas as construtoras. Porém, sabemos que não é tão simples alcançar tamanha economia e eficiência na construção civil. Isso exige dedicação, planejamento e, claro, investimento.

Para direcionar as empresas rumo a esse cenário quase utópico, existem diversas metodologias como a Learn Construction, que aborda métodos para melhorar a gestão de projetos na construção civil.

Essa busca por estratégias capazes de proporcionar uma “construção enxuta” tem se tornado cada vez mais presente na indústria construtiva, antes considerada um setor engessado.

O objetivo agora é modernizar os processos e adotar o famoso “produzir mais com menos”. Mas diferente do que muitos acham, ter uma empresa produtiva não é o mesmo que aumentar o volume de trabalho. Estamos falando em fazer a mesma tarefa de forma mais ágil, com mais qualidade e menos recursos.

Para isso, é necessário repensar as práticas atuais, reduzir custos e otimizar cada fluxo de trabalho dentro do processo construtivo, desde a elaboração do projeto e negociação com fornecedores até a finalização da obra.

Mas não pense que tudo isso está distante da sua realidade. Existem medidas simples que você já pode implementar nos seus projetos para que eles sejam bem mais enxutos e produtivos.

Selecionamos 5 dicas que vão te ajudar a ter mais eficiência e economia na construção dos seus empreendimentos. Confira!

1. Reduza os erros e identifique oportunidades

controle-de-risco-na-construção-civil

Antes de tomar qualquer decisão para melhorar os processos, ferramentas e recursos disponíveis, é preciso conhecer a performance atual da sua empresa ou da obra específica.

É essencial que nesse primeiro momento você avalie os indicadores de desempenho do projeto. Com isso, será possível identificar com clareza os gargalos e as oportunidades de melhoria que sua empresa pode ter.

Feito isso, podemos passar para a próxima etapa, que é buscar soluções que possibilitem aprimorar os seus processos construtivos. E o primeiro passo para construir uma estratégia eficiente é planejar e monitorar.

2. Planeje e monitore

planejamento-na-construcao-civil

O passo essencial antes de começar qualquer empreendimento é planejá-lo. Nessa fase, faça o levantamento do máximo de informações sobre o projeto e as registre.

Ter um conhecimento aprofundado sobre cada uma das etapas a serem realizadas permitirá que você avalie as melhores soluções para elas, além de poder fazer previsões mais precisas do seu tempo de execução. Com isso, você gera economia de tempo e recursos, antes mesmo de iniciar a construção do empreendimento.

Durante o andamento da obra, é necessário monitorar se o tempo de execução das tarefas, sua qualidade, custos, segurança, produtividade das equipes e impactos ambientais estão dentro daquilo que foi previsto no planejamento.

Em alguns momentos, talvez seja necessário providenciar medidas para ajustar esses indicadores ao resultado esperado. Esse controle permitirá identificar falhas e potencializar o ritmo das atividades do canteiro de obras.

3. Invista em tecnologia

tecnologia-na-construcao-civil

Que a tecnologia é uma grande aliada nos dias atuais, nós já sabemos. Então, por que não explorar suas soluções para aumentar a economia e eficiência na construção civil, não é?

O Mobuss Construção é um exemplo claro do quanto podemos nos beneficiar das novas tecnologias para facilitar a execução de um projeto e alcançar os resultados esperados.

Ele é considerado uma solução completa para a área e seu principal objetivo é ampliar a eficiência na gestão do processo construtivo. Além disso, ele permite realizar monitoramentos diários de alguns indicadores da obra.

Assim como o Mobbus Construção, existem inúmeros aplicativos e softwares que são capazes de simplificar a construção de um empreendimento. Já listamos alguns Apps aqui em nosso blog que podem ajudar – e muito – os profissionais desse setor.

Essas soluções tecnológicas não se limitam apenas a softwares e aplicativos. Existem também alternativas inovadoras quando falamos de equipamentos, máquinas e, até mesmo, de materiais. E a boa aplicação desses recursos pode garantir mais produtividade e redução de custos e impactos ambientais em uma obra.

4. Escolha os melhores materiais e equipamentos

Dicas e cuidados ao escolher material de construção

A escolha dos materiais e equipamentos não deve levar em consideração apenas seu preço.

Antes de fazer esse investimento, é preciso verificar alguns pontos que podem gerar mais benefícios a longo prazo como ciclo de vida, necessidades dos projetos, estética, logística e sustentabilidade. Aqui em nosso blog, já demos algumas dicas e cuidados ao escolher materiais de construção e que também podem ser aplicadas à escolha dos equipamentos.

Antes de comprar os materiais e máquinas, também devemos nos atentar a alguns pontos importantes como o custo, condições e capacidade de armazenamento para eles, o que pode ser bem caro.

Uma possibilidade para contornar isso é alugar máquinas e estruturas pelo período da execução da obra. Adotando essa opção, você também evitará gastos extras com a manutenção desses recursos.

Mas afinal, quais tipos de recursos você deve buscar para o seu empreendimento?

No mercado, é possível encontrar alternativas modernas que garantem mais economia, produtividade e sustentabilidade para a obra. Um exemplo disso são os diferentes tipos de concreto disponíveis e as fôrmas para construção de lajes – com destaque para a solução de laje nervurada, capaz de proporcionar a redução de 30% do uso de concreto e aço na obra e diminuir em até 90% o uso de madeira da área da laje.

Já no que diz respeito à escolha das máquinas e equipamentos, esses critérios também não mudam muito. Busque soluções econômicas e mais vantajosas. Opte por itens leves, resistentes e que permitam maior velocidade dentro do canteiro de obras e, é claro, não se esqueça de avaliar o quesito segurança.

5. Economize no uso de insumos

Pode parecer uma pequena economia, mas reduzir o uso de insumos também contribui para uma obra mais enxuta e eficiente, além de minimizar os impactos ambientais. Sendo assim, busque economizar insumos no canteiro de obras, inclusive tente fazer uso racional de água e eletricidade.

Outra dica valiosa: dê preferência aos materiais reutilizáveis. Dessa forma, você fará um melhor aproveitamento dos recursos comprados, evitando gastos com novas aquisições.

___________________________________________________________________________

Viu como é possível aumentar a economia e a eficiência na construção civil adotando apenas algumas simples medidas? Para ver mais dicas como essa, acompanhe nosso blog. Sempre divulgamos conteúdos que podem ajudar você a otimizar o seu projeto.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.