Home » Tecnologia da construção » 5 softwares para facilitar o seu trabalho na engenharia e na construção civil

5 softwares para facilitar o seu trabalho na engenharia e na construção civil


Cálculos que ocupariam grande parte do nosso tempo antigamente podem ser realizados em alguns cliques hoje em dia. Os softwares que possuem multitarefas e multiusuários chegaram para facilitar, simplificar e organizar processos, inclusive no campo da construção civil e engenharia.

Dizer que a tecnologia mudou o dia a dia das pessoas já é uma afirmação um pouco redundante. Programas e aplicativos de amplo acesso estão disponíveis no mercado e para utilizá-los basta ter um dispositivo capaz de processá-los. Um computador ou um smartphone comum são capazes de reproduzir estes programas.

No texto 5 Apps essenciais para estudantes de engenharia, nota-se que a tecnologia dos aplicativos para smartphones está inserida em vários campos do universo da construção. Porém, o universo dos softwares multitarefas é bem mais completo e complexo e pensando em agilizar e facilitar o seu trabalho, separamos uma lista com 5 dicas destes programas.

1 SketchUp

protótipo 3D de um prédio

Imagem retirada do site SketchUp.

Se o seu trabalho precisa de projetos detalhados, apresentações de alta qualidade e mais realistas, este é o programa ideal. Reconhecida pelo layout simples e interface intuitiva, essa ferramenta é uma das mais utilizadas por arquitetos, designers e engenheiros.

Contendo uma vasta biblioteca com modelos 3D, o Sketchup permite a apresentação de layout com representações fieis de elevações simples e planas.

Outra característica interessante é o passeio interativo. Essa funcionalidade permite que o profissional faça uma apresentação em formato de tour, após o encerramento do projeto. O usuário pode passear pelo layout em 3D, conseguindo exibir os detalhes desde o acabamento até os cálculos utilizados dentro daquele projeto.

2 Sienge

mesa de trabalho com objetos de engenheiros

Voltado principalmente para a área da Construção Civil essa ferramenta tem como principal característica a centralização e o gerenciamento de todos os dados da empresa. Usando este ERP- Enterprise Resource Planning – uma construtora faz a gestão completa de todas as áreas, desde o planejamento e execução da obra, até o controle das partes administrativas e Recursos Humanos.

Desenvolvido no Brasil, o Sienge é completo e complexo, pois cada etapa do trabalho pode ser desenvolvida, registrada e acompanhada pelo usuário/administrador. Isso possibilita maior organização, já que a centralização do trabalho dá ao gestor uma visão macro do projeto.

Por ser um programa 100% on-line, o software é utilizado por qualquer computador com acesso à internet. Essa mobilidade de ter acesso ao sistema através de qualquer navegador, é uma característica que facilita bastante o controle das etapas do trabalho, o que é muito interessante, pois ajuda a evitar transtornos, como por exemplo, atrasos e desperdícios.

Se o objetivo é centralizar e gerenciar todas as informações de uma empresa, passando pelo orçamento, obra, compra de materiais, medições e até área de vendas, esse é o programa certo para otimizar o seu fluxo de trabalho.

3 AutoCAD

Voltado principalmente para o trabalho dos engenheiros civis, arquitetos e profissionais da construção, o AutoCAD, diferente do Sienge é um software voltado para desenho/projetos com o auxílio de computador. Por ser 100% on-line, apenas utilizando o login já é possível acessar a página inicial do sistema através do seu navegador.

Considerado um dos softwares mais completos da área, nele é possível criar e editar geometria 2D e 3D. Dentre os diferenciais deste programa, podemos ressaltar sua praticidade e o alto grau de compatibilidade para arquivos externos.

Outras características também são consideradas aspectos positivos deste programa:

  • Aumento da produtividade;
  • Cálculo estrutural;
  • Compartilhamento de dados;
  • Leitura e a interpretação de desenhos;
  • Anotações em desenhos com texto;
  • Camadas de trabalho;
  • Agendamentos;
  • Dimensões;
  • Tracejados;

Além disso, os desenhos técnicos em 2D e as modelagens 3D também são alguns dos principais destaques dessa ferramenta, já que o seu design é considerado um dos mais precisos.

A sua biblioteca inclui um acervo de recursos inteligentes para as áreas de Arquitetura, Engenharia Mecânica, Elétrica e etc. Dentre as suas funcionalidades encontra-se a automação de plantas de piso, elevações e seções, além da possibilidade de desenhos de tubulações, dutos e circuitos que também podem ser encontrados facilmente na biblioteca de peças.

montagem que aprensenta uma mão segurando um celular e dele é projetado um prédio.

 

Outra função que pode ser considerada um diferencial é a disponibilização deste programa no formato de aplicativo para smartphone. Essa função possibilita acessar, visualizar, editar, anotar, criar desenhos e modificar projetos remotamente.

Este programa é mais robusto do que os citados anteriormente. É indicado para grandes corporações de engenharia, já que possibilita automatizar e controlar vários comandos e ações durante os processos de criação dos projetos, podendo até impor normas a um determinado setor com precisão.

4 Construct App

O Construct também faz parte desse time de softwares que possuem a sua versão mobile e desktop. Essas duas versões fazem da mobilidade uma das principais características desse sistema.

pessoa segurando tablet com software de construção

Além disso, o software também segue a linha dos integradores; nele toda a comunicação entre as equipes é centralizada. Por meio de notas, tarefas e mensagens é possível criar um canal de informação em tempo real.

Outra aplicabilidade desta centralização é voltada para os fornecedores, parceiros e clientes; todos podem ser adicionados ao sistema. Ao unificar a comunicação há um aumento da produtividade em cada projeto. Nesse sentido, as pessoas são mantidas em sincronia e com maior foco, possibilitando o gerenciamento de tarefas alinhado entre colaboradores e gestores.

O Construct tem a capacidade de priorizar tarefas, acompanhar a evolução dos projetos e compartilhar as mudanças realizadas no cronograma de forma organizada e em uma única plataforma.

A carga de trabalho também pode ser avaliada nesse sistema. O administrador/usuário possui um “termômetro” que mostra o peso do trabalho de cada membro da equipe. Desta forma ele consegue distribuir as tarefas de acordo com as reais necessidades do seu projeto e com o tempo do seu colaborador.

Uma funcionalidade muito importante voltada para o gerente é a visão global dos projetos. Nela é possível detectar os gargalos, empecilhos, obstáculos e atrasos em cada atividade.

O Construct é um dos mais completos softwares de gestão de projetos na área da Construção Civil, pois tem uma variada gama de recursos, tais como: registros fotográficos, checklists, relatórios, armazenamento em nuvem e notificações inteligentes. Todas as funções citadas são voltadas para a otimização e centralização das tarefas.

5 Revit

O Revit, diferentemente dos outros programas citados acima, conta com a tecnologia BIM – Building Information Modeling – que tem como premissa a mensuração de dados, o acompanhamento dos processos e a evolução da modelagem.

A principal característica deste software é a colaboração. Esse sistema possui a capacidade de integrar vários projetos, possibilitando a análise de vários pontos de vista, além de permitir salvar os dados de melhoria na nuvem. Dessa forma, quando é feita uma modificação em um item ou do plano traçado, essa atualização acontece automaticamente em todos os outros componentes integrados. Nesse sentido, os vários usuários ou as várias equipes podem atuar de forma colaborativa seguindo um plano de ação prévio.

pessoas trabalhando em telas de computador e tablet em softwares de construção civil

Dica: Se a sua empresa se preocupa com o tempo hábil para a realização das demandas, o desperdício de insumos e o alinhamento das áreas atuantes, os softwares citados acima podem auxiliar nessas etapas.

É importante ter em mente que os softwares são vistos como complementares ao exercício da profissão. Por isso, deve-se medir as necessidades de cada uma das empresas e considerar o tipo trabalho pensando na assertividade da aquisição.

________________________________________________________________________________________

Gostou dessas dicas sobre sistemas multitarefas? Eles facilitam e organizam o trabalho de muitos profissionais, não é mesmo? Quer saber mais sobre conteúdos que envolvem arquitetura e construção civil? É só acompanhar nosso blog!

 

admin
Sobre o autor
  1. Edgar Figueiredo Cabral disse:

    Gostei muito das dicas, são muito construtivas e de suma importância para nós engenheiros.

    • admin admin disse:

      Oi Edgar! Muito bom receber esse tipo de retorno dos nossos leitores. Obrigada.
      Se quiser ver mais conteúdos como esse, basta navegar em nosso blog e continuar acompanhando as nossas postagens.🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.