Home » Tecnologia da construção » Concreto leve: tipos, benefícios e desvantagens

Concreto leve: tipos, benefícios e desvantagens


O concreto leve é uma ótima opção para quem busca reduzir a carga estrutural de uma obra ou realizar o preenchimento e vedações de paredes, divisórias e painéis.

blocos de concreto leve empilhados

Aqui em nosso blog, já citamos esse e diversos outros tipos de concreto, mas agora vamos apresentar mais detalhadamente sobre o concreto leve e a sua aplicabilidade.

Enquanto o peso do concreto tradicional varia entre 2300 e 2500 kg/m³, o concreto leve possui densidade inferior a 2.000 kg/m³.

Isso se dá porque, em sua fabricação, é feita a substituição dos materiais convencionais por agregados mais leves, além da alteração das medidas de composição do concreto.

Tipos de concreto leve

Como mencionado, o concreto leve pode ser utilizado com duas finalidades distintas e podemos classificá-lo de acordo com sua aplicação.

Concreto aerado

Esse tipo de concreto leve é comumente utilizado para preenchimento e vedações de paredes, divisórias e painéis. Em sua composição são adicionadas bolhas de ar, por meio de processo químico, garantindo a ele uma densidade aproximada entre 1.000 e 1.200 kg/m³.

O concreto com ar incorporado não é recomendado para elementos estruturais, pois não oferece a devida proteção às armaduras de aço e nem resistência mínima à compressão.

concreto leve aerado

Concreto celular

O concreto celular, para alguns, ainda é pertencente à categoria de concreto com ar incorporado. Sua massa é feita com adição de uma espuma e essa mistura tem densidade entre 300 kg/m³ e 1.850 kg/m³. O concreto celular é usado principalmente para rebocos e nivelamento de pisos e lajes.

concreto celular feito com espuma

Concreto leve estrutural

Sua principal função é reduzir o peso da obra, possibilitando vencer grandes vãos e também a criação de projetos flutuantes.

Para isso, há uma substituição de elementos da mistura original do concreto por insumos mais leves como poliestireno expansível, argila expandida ou vermiculita.

concreto leve estrutural com argila

  • Com poliestireno expansível

O EPS (Expanded Polistyrene), também conhecido aqui no Brasil como Isopor®, é uma resina termoplástica com alta flexibilidade e moldabilidade.

Esse material, comumente utilizado para a fabricação de embalagens descartáveis, tem sido muito explorado também pela construção civil.

Nesse segmento, usa-se o Isopor® granulado para constituir o concreto. Entretanto, essa mistura final não é indicada para estruturas que exijam muito esforço.

Seu uso se limita a quadras, pisos, regularização de lajes, calçadas, mobílias, painéis, fachadas etc. Com ele, é possível obter melhor isolamento térmico e acústico, além de não reter água.

  • Com argila expandida

Com densidade aproximada de 1.600 kg/m³, o concreto com argila expandida pode ser um grande aliado na execução de lajes e outras peças pré-moldadas, assim como para o preenchimento de lajes já existentes.

A argila expandida quando unida à mistura do concreto eleva a resistência à compressão. Dependendo de sua utilização, as quantidades de cada componente da mistura podem variar.

  • Com vermiculita

Composta por silicatos hidratados de alumínio e magnésio, a vermiculita é uma solução expansiva de baixa densidade. Por isso, seu uso na mistura de concreto permite reduzir o peso final da massa.

Por outro lado sua resistência é menor que a do concreto convencional, mas também tem excelente desempenho térmico e acústico.

Benefícios do concreto leve

Redução do peso da estrutura da obra

Diminuir a carga estrutural de uma obra possibilita reduzir também os custos com a fundação. Além disso, com esse tipo de estrutura é mais fácil vencer grandes vãos, dando origem a obras com maior extensão como pontes, lajes, coberturas e elementos flutuantes.

Desempenho térmico

Os aditivos desse tipo de concreto garantem um desempenho térmico melhor que o do concreto comum. Isso porque o resultado final das misturas que vimos acima tem baixa condutividade de calor.

Esse fator é excelente para edificações em locais que sofrem com variações de temperatura, como as regiões ao sul ou ao norte do país. Assim, a sensação térmica do ambiente é preservada em dias frios ou quentes.

Tal propriedade também é essencial em casos de incêndio. Inclusive, há uma regulamentação que trata sobre essa especificidade, a NBR 14.432.

Bom desempenho acústico

Além de ser melhor no quesito desempenho térmico, o concreto leve também amplia o isolamento acústico do ambiente. Ou seja, a quantidade de ruído que é transmitida por meio das estruturas feitas nesse material é menor.

Quando se trata de desempenho acústico também há normas e recomendações para edificações. Nesse caso, a regulamentação é feita pela NBR 15.575.

Mais durável

Em relação ao concreto convencional, o concreto leve também é considerado mais durável, pois tem melhor processo de cura interna. Isso porque os componentes adicionais absorvem água durante a mistura e no processo de endurecimento essa água é liberada.

Desvantagens do concreto leve

Alto custo

A oferta do concreto leve no mercado ainda é baixa se comparada ao do concreto convencional. Diante disso, o preço do concreto leve se torna inviável para muitas obras.

Outro ponto que influencia diretamente no preço desse produto é o seu processo de fabricação, que costuma ser muito trabalhoso e lento.

Dificuldade para bombear para grandes alturas

Além do alto custo, há restrições também quanto ao bombeamento do concreto leve para grandes alturas, pois a pressão utilizada para executar tal procedimento pode interferir diretamente na composição do insumo. Os que têm bolhas de ar incorporadas à massa, por exemplo, podem ter aumento do seu peso com rompimento delas.

Menor resistência à compressão

Em comparação ao concreto convencional, o concreto leve também é menos resistente à compressão.

É possível aumentar essa resistência por meio da redosagem da mistura, acrescentando mais cimento ou, até mesmo, com a adição de agregados químicos como a sílica ativa. Entretanto, ambas as práticas encarecem os custos do material.

Menor proteção à armadura de aço

Como vimos anteriormente, alguns tipos de concreto leve não são indicados para a construção de estruturas grandes. Isso porque os agregados adicionados a algumas dessas massas tornam o concreto menos resistente e não são capazes de oferecer a proteção necessária para as armaduras de aço.

Outra opção para vencer grandes vãos com leveza

Outra opção para reduzir o peso estrutural da obra, diminuir os custos de fundação e ainda conseguir vencer grandes vãos é a laje nervurada. Já falamos muito sobre essa solução aqui em nosso blog e são inúmeras as vantagens de utilizá-las na obra.

Laje Nervurada e a produtividade

Quando se trata de aliviar a carga sobre as fundações, as lajes nervuradas podem ser grandes aliadas.

Elas possibilitam a economia de, em média, 30% de concreto e aço da obra. Consequentemente, há a redução proporcional do peso da estrutura do projeto, reduzindo também os custos com escavação, movimentação, descarte de terra e paredes de contenção. Além disso, por possibilitar que a fundação da obra não tenha proximidade com o lençol freático, é possível também adotar tipos de alicerce mais baratos.

Outro ponto importante é que mesmo sendo uma estrutura mais leve e fazendo uso de menos concreto, as lajes nervuradas ainda são mais resistentes, tem isolamento acústico e desempenho térmico melhores se comparadas a outros tipos de laje.

solução para economizar concreto e aço para a obra

Se seu objetivo era reduzir a carga estrutural da sua obra, agora você já conhece excelentes opções para isso.

Continue conectado ao nosso blog. Sempre disponibilizamos conteúdos como esse que podem ajudá-lo a tornar sua obra mais econômica, eficiente e ágil.

admin
Sobre o autor
  1. Francisco Setúbal Monteiro disse:

    Muito bom , favor mandar no meu imail mais detalhes.

  2. Claudio Braga disse:

    Excelente!!!

    • admin admin disse:

      Muito obrigado, Claudio! Em nosso blog, você encontra muitos outros conteúdos como este. Sinta-se à vontade para navegar e descobrir dicas valiosas que podem ajudar nos seus projetos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.