Home » Tecnologia da construção » O sucesso da sua obra depende do layout do canteiro de obras

O sucesso da sua obra depende do layout do canteiro de obras


O sucesso da sua obra depende do layout do canteiro de obras

Um canteiro de obras costuma ser um ambiente de muito esforço e trabalho duro, mas há também espaço para organização e planejamento antes do início da produção. É, inclusive, a preparação anterior de todo o trabalho que determinará se a obra será ou não bem sucedida.

 

Uma das etapas que é de fundamental importância em toda essa preparação é definir qual será o layout do canteiro de obras. É através dele que diversos benefícios podem ser alcançados não só para os colaboradores envolvidos na obra, mas, também, para a economia e sustentabilidade ambiental.

Acompanha com a gente neste post tudo o que você precisa saber sobre um bom layout de canteiro de obras.

Você conhece a logística de canteiro de obras?

Nada mais natural que antes mesmo de falar sobre layout, conheçamos um pouco mais a fundo os canteiros e como podem ser classificados. Existem três tipos de canteiros de obras:

  • Canteiro Restrito: Um dos itens do qual falaremos é o espaço. Em áreas urbanas, não é incomum que terrenos tenham preços altíssimos. Por isso, canteiros de obras costumam ocupar pouco espaço enquanto a construção em si requer a maior parte dele. É isso que configura um canteiro restrito: pouco espaço de canteiro e muito espaço para a obra.

  • Canteiro Amplo: No caso de construções industriais, o que se tem é uma inversão de papéis. Os canteiros são amplos e dão espaço para a entrada de diversas máquinas, enquanto a construção ocupa uma parte minoritária do terreno. Esse tipo de canteiro recebe a denominação de canteiro Amplo.

  • Canteiro Linear: Por fim, quando se trata de obras em estradas ou que visam a formação de viadutos, tempos o Canteiro Linear. Pouco acesso às máquinas e um espaço realmente delimitado para trabalhar.

É imprescindível para uma boa logística do canteiro de obras que o espaço da obra X o espaço do canteiro sejam considerados. E por falar nela, você conhece o termo logística de canteiro de obras? Essa é a parte do planejamento que gerencia o fluxo de máquinas, materiais, informações e colaboradores durante toda a execução do projeto. Um bom layout de canteiro leva em conta toda a logística da obra além do espaço em que ela deve ocorrer.

No que um bom layout influencia?

 

Existem outros elementos que são extremamente influenciados por um bom layout de obra. Desde a economia de materiais, até mesmo equipamentos e o percurso das máquinas no canteiro devem ser levadas em conta. Vamos ver alguns desses aspectos e entender como um layout pode interferir em cada um deles.

Economia e Sustentabilidade

Os primeiros a serem afetados por um bom (ou mau) layout de canteiro de obras são, com toda a certeza, a economia e a sustentabilidade. Esses dois conceitos estão interligados, portanto, quando um sofre, o outro costuma sentir os impactos. Um bom layout e logística de canteiro podem realmente fazer uma obra economizar. Quando agilizamos processos e evitamos o erro, a economia e sustentabilidade ocorrerão naturalmente.

 

Através do planejamento de dutos para levar o entulho até a área de distribuição certa, há uma economia de tempo considerável no que tange a reutilização dos resíduos. Nós falamos um pouco mais disso no nosso post 6 soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis. Vale a pena dar uma conferida!

Segurança dos colaboradores

Falamos um pouco sobre o canteiro restrito logo acima e tenho certeza que você lembra que nele temos um espaço menor para o canteiro e maior para a obra, certo? Neste tipo de canteiro, o planejamento do layout é de extrema importância para prevenir acidentes.

Para o planejamento de layout e logística de um canteiro restrito, devemos pensar em como oferecer o menor risco possível para os colaboradores da obra. Um cuidado extremo deve ser praticado para não colocar a descarga de materiais perigosos ou pesados perto dos colaboradores, evitando, assim, acidentes de trabalho.

Transporte de Equipamentos melhorado com o layout do canteiro de obras

 

 

Além de todos os fatores citados acima, o transporte de equipamentos e transporte de materiais também deve ser cautelosamente pensado em um layout. Afinal, oferecer o menor trajeto no transporte de materiais é o mais seguro e econômico a fazer. Além disso, evita o desperdício no transporte de materiais, diminui o tempo dos processos e protege os colaboradores de acidentes.

Planejamento de um layout adequado é imprescindível!

Investir em um bom layout e logística de canteiro geralmente não é uma das prioridades quando se trata de orçamentar os custos da obra. Isso acontece devido a dificuldade em contabilizar o quanto se pode de fato economizar com uma boa esquematização do canteiro. Apesar disso, os efeitos benéficos de um bom layout são claros e através de um bom investimento na logística e na organização dos processos é possível obter uma obra mais sustentável e econômica.

Gostou dessa postagem e das dicas da Atex? Continue acompanhando nosso conteúdo em nossas redes sociais!

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.