Home » Materiais » Paredes de concreto: conheça três construtoras líderes que adotaram este método construtivo

Paredes de concreto: conheça três construtoras líderes que adotaram este método construtivo


Realizar obras rápidas, seguras e sustentáveis é uma necessidade de todo construtor, além de uma demanda crescente. Os métodos construtivos são um canteiro fértil para germinar constantes inovações e avanços no campo do desenvolvimento de softwares e das tecnologias para a execução de obras limpas e padronizadas. Nesse processo evolutivo da construção, as fôrmas vieram para ficar. Adotadas pelas empresas mais relevantes do setor, facilitam o gerenciamento da obra, aumentam a produtividade, geram economia e são mais sustentáveis. Neste artigo vamos falar de um tipo de fôrma que vem sendo muito utilizado: Paredes de Concreto.

A construção com fôrmas não é novidade no Brasil. Desde 1991, a Atex difunde essa cultura. MRV, Tenda e Direcional Engenharia são empresas que enxergam as vantagens das fôrmas em seus planejamentos. Um dos processos construtivos mais recentes e que vem conquistando o mercado brasileiro são as fôrmas para paredes de concreto. E é exatamente sobre essa tecnologia que vamos tratar neste artigo.

 

As principais vantagens das fôrmas para parede de concreto

 

A produção da parede de concreto é muito mais rápida, sendo possível construir uma torre com uma redução de pelo menos 50% de tempo. Normalmente, o prazo entre a concretagem das estruturas e o desmolde é de 12 horas. Além da agilidade na conclusão das obras, fator muito importante para as construtoras, outra vantagem que se pode destacar é o acabamento. A fôrma para parede de concreto cria um acabamento liso, com aspecto encerado, elimina chapisco e reboco.

A logística e a qualidade construtiva garantem o atendimento de todas as exigências de segurança, excelentes resultados de isolamento térmico e acústico.

Além do ganho de produtividade e organização, a fôrma para parede de concreto reduz o consumo de materiais, uma vez que a quantidade de concreto é menor se comparada ao modelo tradicional de construção com blocos. As paredes pré-moldadas são preenchidas por concreto em uma espessura final, o que elimina a necessidade de outras camadas de acabamento.

 

O que construtores brasileiros dizem das fôrmas para parede de concreto

 

Selecionamos relatos de três grandes construtoras brasileiras: MRV, Tenda e Direcional Engenharia. As opiniões sobre as fôrmas para paredes de concreto foram publicadas em seus canais de comunicação.

 

MRV

parede de concreto
Fonte: www.blogdamrv.com.br

 

Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV é a maior construtora do país no segmento de imóveis para a classe média e média baixa, além de ser a única que oferece casas e apartamentos em mais de 160 cidades do Brasil, sendo a maior parceira do programa Minha Casa Minha Vida.

Em seu blog, a MRV destaca que suas construções são feitas em paredes de concreto. “São obras mais limpas, porque entendemos que a tecnologia funciona como uma aliada no processo de construção. Há alguns anos, os empreendimentos eram feitos de um jeito mais convencional: empilhando um bloco em cima do outro. Atualmente, as paredes são montadas de maneira gradativa e são preenchidas com concreto, fazendo com que o trabalho seja mais inteligente”.

A construtora destaca ainda que “trata-se de um método construtivo muito rápido e conhecido pela limpeza da obra, pela velocidade das entregas e pela inovação. Com ele, é possível fazer apartamentos com qualidade e velocidade maiores, afinal, atinge-se uma maior precisão na execução, além de ser um processo padronizado”.

 

Leia também: O ISOLAMENTO ACÚSTICO COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

 

Tenda

parede de concreto

Fonte: https://m.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1678372-para-se-recuperar-construtora-tenda-mudou-forma-de-erguer-edificios.shtml

 

Em atividade há mais de 50 anos, a Tenda é uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil, proporcionando habitação popular para que um número cada vez maior de famílias venha a ser proprietária do seu primeiro imóvel.

Todos os empreendimentos são lançados nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, voltado para famílias com renda familiar mensal bruta de até R$ 4 mil. A construtora atua em nove estados do País.

Em seu site (https://ri.tenda.com/companhia/perfil/), a Tenda destaca que a utilização do método construtivo padronizado. “Construímos nossos empreendimentos em paredes de concreto e utilizando fôrmas de alumínio, com o objetivo de ter um ciclo de produção ágil e eficaz, trazendo eficiência na gestão do capital empregado”.

A empreiteira reforça ainda a qualidade dos imóveis, a produtividade da empresa e o reflexo no crescimento das vendas e fortalecimento dos resultados financeiros. Com R$ 1,9 bilhão em lançamentos em 2018, a Tenda se tornou a terceira maior construtora brasileira, além de se firmar como empresa rentável e sólida.

 

Direcional Engenharia

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=D6RgdPnEh0Q

 

Há mais de 35 anos no mercado, a Direcional Engenharia já entregou 150 mil unidades no Brasil nos segmentos de médio e alto padrão e, empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida.

A construtora (https://direcional.com.br/minas-gerais/sobre/) destaca o uso de paredes de concreto, sendo uma metodologia capaz de construir duas torres, da fundação até o acabamento, em até 45 dias, garantindo rapidez, obra limpa e qualidade. Além disso, a empresa trabalha com 99,6% de industrialização.

Com base nos resultados é possível afirmar que as paredes de concreto são o método construtivo ideal para empresas que procuram produtividade, redução de custo e qualidade em suas obras.

 

Tecnologia avançada em fôrmas para paredes de concreto

 

As fôrmas de alumínio para paredes de concreto fazem parte da nova linha de produtos da Atex do Brasil que conta também com fôrmas plásticas para pilares circulares, retangulares e vigas.

Quer saber mais sobre fôrmas para paredes de concreto? Fale com nosso consultor especializado.

 

Leia também: 10 APLICATIVOS PARA ENGENHARIA CIVIL

 

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.