Home » Tecnologia da construção » Processos de preparação de produção: 3P na Construção Civil

Processos de preparação de produção: 3P na Construção Civil


A pré-produção de uma obra requer muito planejamento e a definição de diversos processos, materiais e mão de obra. Essa etapa inicial de preparação é essencial e determina diversos gastos e estruturas. Um bom exemplo é o planejamento do layout de obra e da logística de canteiro, processos que estão inseridos no pré-planejamento. Mas é comum que erros aconteçam mesmo com um planejamento anterior.

É possível agir rápido em situações de mudanças de processo? O que fazer quando você identificou um erro que precisa ser corrigido para que haja a economia de material de obra? É para responder essas perguntas que hoje vamos falar sobre o sistema 3P: processos de preparação de produção.

O que é e como funciona o 3P?

Os Processos de Preparação de Produção são uma série de etapas que visam o planejamento e revisão dos processos de toda a obra, seus gastos e o que pode ser economizado/mudado. É no 3P que planejaremos tudo que será feito no fluxo contínuo de produção da obra.

Esse sistema pode ser usado para obras que precisam trabalhar com a economia de materiais ou a redução de custo, em obras que precisam de uma mudança súbita nos processos e, também, nas que exigem uma mudança completa no projeto. Todas essas situações se tornam mais práticas apenas com a revisão do sistema 3P.

Etapas do 3P em uma construção

Primeira etapa: informações

A primeira etapa do 3P envolve a coleta de informações sobre a obra e o projeto. Começamos pela definição do problema e o estudo do que temos em mãos para trabalhar. É importante levantar o máximo de informações possíveis sobre materiais a serem utilizados, colaboradores que serão contratados, verbas, maquinário, layout de canteiro…

Além disso, é necessário estabelecer claramente quais são os objetivos de todo o sistema e quais são as metas esperadas para a obra: é a redução de gastos com materiais? Talvez entender onde está o atraso em determinado processo… Tudo isso deve ser contabilizado nesta etapa.

Segunda etapa: criação

A etapa criativa deve reunir toda a equipe dos responsáveis pela obra e pensar em soluções para alcançar as metas desenvolvidas na primeira etapa. É preciso de um primeiro momento de brainstorming e, depois, de um momento para refinar as ideias colocadas na mesa pela equipe. Após entender quais delas serão realmente efetivas, a equipe deve ordenar as novas resoluções para que o que é de extrema necessidade e o que pode ser implementado depois.

Terceira etapa: redefinição

Por fim, chegamos na etapa de redefinição. Aqui, as ideias obtidas na etapa de criação serão trabalhadas em suas hipóteses: isso pode dar certo? Quais as chances de falha? Quais as variações possíveis em todo o processo?

Após tudo isso, um protótipo deve ser apresentado a equipe final para aprovação do sistema. Com o cronograma de ideias pronto, uma pessoa da equipe deve ser escolhida para implementar todo o processo durante a obra e garantir que toda a equipe siga o planejado.

No que o 3P ajuda na obra?

  • Economia: O 3P ajuda a adotar medidas que favorecem a economia de materiais e a sua utilização na medida correta. Através da programação de todos os processos e da identificação dos focos de desperdício.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: Esse sistema evita o desperdício de material e evita também a sua má utilização ou erros que podem danificar matéria prima. É assim que o 3P ajuda a obra a ficar cada vez mais sustentável. A Atex já falou sobre o assunto na nossa postagem 6 soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis. Confira!
  • Rapidez e padronização nos processos: Com a padronização e documentação dos processos tudo se torna mais prático e rápido. É também mais fácil identificar erros e corrigi-los de forma ágil.

Você já conhecia o 3P? Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossas postagens aqui no blog e nas nossas redes sociais!

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.