Home » Laje » O que faz o Técnico de Edificações? Descubra com a Atex

O que faz o Técnico de Edificações? Descubra com a Atex


Continuamos nossa série de postagens sobre os profissionais que fazem parte do dia a dia nas obras do país. Ocupando diferentes áreas e atuando em diferentes contextos, é importante que sejam reconhecidos e que continuem atuando com precisão.

Hoje entenderemos as qualificações e a atuação do Técnico de Edificações e como eles auxiliam diretamente o engenheiro civil a tornar projetos em obras prontas. Qual o seu papel no canteiro? No que ele atua e quais as diferenças entre um técnico e um engenheiro civil? Venha descobrir quem constrói a obra!

Como se forma um técnico de edificações?

O primeiro passo é sempre se matricular em um curso técnico da área. Não é necessário uma graduação, mas não por isso o curso se torna fácil. O futuro técnico em edificações aprenderá matérias de fundamental importância para que atue em todos os processos da obra, como, por exemplo, desenho técnico e voltado para a construção civil,sistemas estruturais, segurança do trabalho e muitas outras.

Cursos técnicos costumam durar por volta de 2 anos, mas é imprescindível que o futuro técnico estagie em escritórios antes de se formar, para complementar com a prática toda a teoria que aprendeu. Após ter completado o curso, a parte fundamental de todo esse processo é se registrar no CREA estadual, já que sem a licença do órgão não é possível exercer a profissão.

O que faz um técnico de edificações?

O técnico de edificações pode atuar em diversas ocupações durante toda a obra. Por ser uma área extremamente ampla e que inclui não só a supervisão e execução, mas também  o planejamento, podemos encontrar esse profissional tanto auxiliando o desenho de um projeto, quanto realizando orçamentos ou o controle de materiais. Fizemos uma lista abaixo com algumas das funções comuns ao técnico de edificações. Confira com a gente!

  • Desenvolver ou auxiliar no desenho de projetos;
  • Planejar e organizar orçamentos das obras;
  • Supervisionar e manter o controle não só da execução da obra, mas de todos os materiais e do solo;]
  • Auxiliar em trabalhos de escritório (departamento de qualidade) e em vendas através de imobiliárias;
  • Controlar e desenvolver documentos como manuais, políticas, infográficos e organogramas da obra.

Técnico de edificações vs. Engenheiro Civil

de quem deseja se tornar um técnico de edificações e até mesmo de quem quer trabalhar com o auxílio de um é: qual a diferença entre um engenheiro civil e esse profissional?

É importante, antes de tudo, dizer que essas duas funções operam juntas e nunca uma de encontro a outra. A maior diferença entre um e outro é o fato de que o Engenheiro Civil se dedica ao planejamento de toda a obra e, mesmo que o técnico de edificações possa auxiliá-lo e até mesmo executar planejamentos, ele não pode assinar um projeto e terá algumas das suas funções limitadas.


O Dia do Técnico em Edificações é comemorado em 23 de setembro e representa a importância deste profissional durante uma obra. Você já conhecia este ramo da construção civil? Acompanhe nosso blog para conhecer muitos outros profissionais que fazem parte das obras brasileiras.

admin
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.